Pazolini conclui contrato para urbanização do Novo Canal de Camburi, com projeto de transformação da região

Pazolini conclui contrato para urbanização do Novo Canal de Camburi, com projeto de transformação da região

Valorização da capital capixaba. Foi assinado, na noite desta última quinta-feira (27), o contrato para a construção do novo canal de Camburi. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.

O canal de Camburi será mais uma das diversas opções de lazer da cidade, trazendo benefícios para os moradores e turistas. O projeto prevê, nos 30.000,00 m² de área, um deck contínuo à beira da baía, novos locais de passagem e permanência, praças, ciclovias e o maior polo gastronômico de Vitória.

A assinatura do contrato, que aconteceu na Casa Mizzi, em Jardim da Penha, contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, do secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, e de outras lideranças municipais.

“Essa é mais uma das obras que percorre toda a orla da cidade, marcando a maior reurbanização da história do município. Este projeto promove transformação social e geração de renda, fortalecendo a cidade e a tornando mais inclusiva. Estamos revitalizando espaços públicos, melhorando a acessibilidade e criando oportunidades de emprego, o que fortalece a economia local. Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a áreas de lazer e convivência, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável. Juntos, construiremos uma cidade mais forte, acolhedora e cheia de oportunidades”, afirma o prefeito.

Esse projeto acompanha uma série de obras pela cidade, que trazem desenvolvimento e valorização ao município.

“Celebramos mais um projeto realizado com a participação de todos, transformando nossos espaços públicos. Estamos criando um grande polo comunitário com áreas de lazer, esportes, cultura e convivência, refletindo a diversidade e as necessidades da comunidade e proporcionando um ambiente inclusivo, acessível e seguro para todas as idades, com o investimento que a cidade merece”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento e Habitação, Luciano Forrechi.

Fases do projeto

Para a sua implantação, o projeto foi dividido em duas fases, de acordo com suas características e níveis de intervenções.

A primeira fase do Canal de Camburi abrange o trecho que vai desde a altura da Rua Alberto Bela Rosa, em Pontal de Camburi, até a Ponte de Camburi.

Serão espaços bem planejados, decks compartilhados por toda a extensão e áreas para lazer. Os moradores terão acesso a um ambiente propício para atividades recreativas e comerciais na praça de eventos, além de arquibancada alagável, píer de pesca, Food Park e ambiente comercial onde poderão ser implantadas estruturas para entretenimento e lazer.

Estrutura

Pelas ruas Aleixo Netto e Joaquim Lírio, será o acesso ao ambiente comercial e ao Food Park, em uma extensão do deck voltada para permanência, dotada de bancos e coberturas estilizadas, garantindo sombreamento e uma estética agradável.

Além disso, uma rua de pedestres irá interligar as duas ruas anteriormente citadas, sendo proposta a revitalização, a retirada das calçadas e a transformação em uma continuidade com o deck.

As edificações comerciais devem seguir o formato da cobertura e incluir banheiros públicos acessíveis, uma área de cozinha e uma área social com mesas. Além disso, está planejado um rooftop na cobertura, com acesso por escada e elevador.

Pelo lado do bairro de Pontal de Camburi, podemos acessar pela Av. Saturnino Rangel Mauro a praça de eventos ao ar livre, que conta com arborização garantindo o conforto dos usuários e uma área coberta que poderá ser usada por comerciantes de feira livre.

A praça tem acesso ao deck e à arquibancada elevada por escada e rampa. Ao fim da rua Moacir Strauch, ocorrerá a revitalização da área de pescadores existente, com pavimentação e ligação ao deck compartilhado, a fim de gerar um maior reconhecimento e acesso à área. Também terá um espaço para implantação de uma peixaria, valorizando o comércio local.

Esta junção com o deck também acontece na conexão com a rua da Grécia, rua José Falcão de Oliveira, rua Serines Pereira Franco, rua Amaro Severino da Silva e rua Alberto Bela Rosa.

Mobilização urbana

O projeto também contém um elemento que trará um grande ganho à mobilidade urbana, criando mais uma alternativa de deslocamento entre a ilha e o continente. Foi projetada uma ponte na altura da Rua Alberto Bela Rosa, proporcionando uma nova rota para pedestres e ciclistas entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza.

Essa iniciativa visa facilitar o deslocamento dos moradores entre os bairros, fortalecendo a mobilidade urbana. Ao longo de toda a orla, estão previstas diversas rampas e decks para acesso a embarcações, potencializando as atividades náuticas na Baía de Vitória.