Vila Velha inaugura sua 1ª agroindústria de beneficiamento de mel
O empreendimento vai funcionar na Rua Olímpia Borges, no bairro Vila Batista
A primeira agroindústria de beneficiamento de mel de Vila Velha será inaugurada na próxima terça-feira (11), às 17h30, na Rua Olímpia Borges, no bairro Vila Batista. O empreendimento vai receber a matéria prima e transformá-la em mel e própolis, realizando o envasamento com rótulo e demais informações legais.
A agroindústria recebeu a certificação emitida pelo Serviço de Inspeção Municipal, da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha. Dessa forma, a produção fica legalizada e apta para comercialização em supermercados e outros estabelecimentos. Para conseguir a certificação o empreendimento passou por várias etapas, como avaliação de documentos, construção da planta física, além de análises laboratorial e de rótulos.
O responsável pela agroindústria é o apicultor Francisco de Assis Agnez. Ele conta que começou a atuar no ramo de forma natural e acidental, quando estava percorrendo uma trilha no Morro do Penedo e precisou correr para não ser atingido pelas abelhas. Após outras experiências semelhantes, ele decidiu iniciar a produção de mel.
“Estudei muito sobre o assunto, frequentei treinamentos, participei de seminários e tive apoio de especialistas. Então, comecei com uma colmeia tirando mel para a família, depois aumentei a produção para servir amigos, até chegar a ter quase 500 colmeias e passar a fornecer mel”, conta Francisco, que começou comercializando só o mel, própolis e cera.
Ele conta que o incentivo para a criação da agroindústria para beneficiar mel e própolis veio do prefeito Arnaldinho Borgo.
“O prefeito Arnaldinho veio fazer a entrega do calçamento de uma rua, e observou minhas caixas para abelhas. Ele perguntou se eu era apicultor, e eu expliquei para ele as dificuldades de regularização de uma agroindústria. De pronto o prefeito Arnaldinho respondeu que iria providenciar a estruturação necessária e criou a Secretaria de Agricultura e Pesca, que tem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possibilitando a abertura do nosso empreendimento”, relatou o apicultor.
Para o subsecretário municipal de Agricultura e Pesca e responsável pelo SIM, Guilherme Galdino, a inauguração do empreendimento demonstra o potencial do município. “Essa certificação demonstra que os empresários estão compreendendo a necessidade de se regularizarem junto à Semap para comercializarem seus produtos de forma legal e respeitando as regras do Serviço de Inspeção”, explica.
Serviço:
Evento de certificação e inauguração da 1ª Agroindústria de Beneficiamento de Mel de Vila Velha.
Data: 11/11/2025
Horário: 17h30
Local: Rua Olímpia Borges Falcão, 108 – Vila Batista – Vila Velha.
A Redação é um grupo de jornalistas colaboradores que produzem uma diversidade de conteúdos e reportagens exclusivas, distribuídas para diversos jornais em todo o Brasil, seja por agências de notícias ou através de produção própria.


