Serra: vigilância sanitária faz alerta para uso de pomadas modeladoras
As pomadas modeladoras já foram aliadas nos cuidados com os cabelos, sobretudo no auxílio de tranças e penteados. Mas, há semanas, o produto deixou de ser um aliado da beleza, para se tornar o vilão para as pessoas.
Isso se deve ao surgimento de alguns problemas de saúde, como cegueira temporária, forte ardência e lacrimação intensa nos olhos, além de coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Diante dessa realidade, a Secretaria de Saúde da Serra, por meio da Vigilância Sanitária, ressalta que o uso e comercialização de pomadas para trançar ou modelar cabelos estão proibidas, conforme resolução nº 475 da Anvisa, publicada em 9 de fevereiro deste ano. Com isso, nenhum item dessa natureza pode ser comercializado ou exposto para venda, até o fim do período em que a medida estiver em vigência.
Exemplares adquiridos anteriormente ao período de proibição e já em posse de profissionais e salões de beleza também não devem ser utilizados. Isso até a conclusão de testes, provas e análises sobre os casos, relatados por pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo chuva após o uso dos cosméticos.
A interdição é uma medida preventiva e temporária, que visa proteger a saúde da população. Em caso de contato acidental com os olhos, estes devem ser lavados imediatamente e com água abundante. Apresentados, após o procedimento de lavagem, efeitos indesejáveis, a pessoa deve se apresentar à Unidade de Saúde mais próxima para iniciar seu atendimento.
O QUER FAZER – MEDIDAS A SEREM ADOTADAS:
1. CONSUMIDOR:
Não use ou adquira esses produtos.
Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR
2. PROFISSIONAIS, SALÕES E COMÉRCIO EM GERAL:
Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
3. PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Dentre as queixas relatadas pelos usuários estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer lesões oculares associadas ao uso dos produtos ou efeitos indesejáveis ou nocivos à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR
Fonte: PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.