Câmara Municipal de Vitória aprova a integração de programa de prevenção de acidentes domésticos no currículo escolar
O objetivo do programa é oferecer aos estudantes palestras educativas sobre prevenção e cuidados com incidentes domésticos e acidentes de trânsito
A Câmara Municipal de Vitória aprovou nesta terça-feira (21/11) o Projeto de Lei n° 78/2021, que dispõe sobre o Programa “Crianças Seguras” nas escolas públicas do município. Proposto pelo vereador Leandro Piquet, o programa tem como objetivo promover palestras para os alunos para orientação e prevenção de acidentes de trânsito, doméstico, primeiros socorros, dentre outros.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.616 óbitos na faixa etária de 0 a 14 anos em 2020, com acidentes domésticos sendo a principal causa. Estes incluem quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações – perigos muitas vezes subestimados dentro do próprio lar.
O “Crianças Seguras” se propõe a endereçar essa preocupante estatística através de palestras educativas nas escolas, focando em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II – exatamente o público mais vulnerável a esses acidentes.
Para o Presidente da Câmara e autor do projeto, Leandro Piquet, o programa é um esforço abrangente para prevenir acidentes evitáveis através de ações simples e eficazes, mas que podem salvar vidas. “Através da educação e conscientização, vamos desenvolver uma cultura de atenção para as situações de perigo nas nossas crianças que são justamente as vítimas desses acidentes. Queremos tornar isso uma política de Estado, firmando convênio entre Secretarias de Educação; Segurança Pública do Estado; e Bombeiros que serão os responsáveis pelas palestras”
Além de focar nos alunos, o programa também será direcionado para a conscientização de professores, merendeiras e equipes de limpeza das escolas municipais de Vitória.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui