Vila Velha promove orientações sobre o descarte adequado de vidro

Vila Velha promove orientações sobre o descarte adequado de vidro

A Prefeitura de Vila Velha oferece pontos de descarte voluntário de vidros, como parte da coleta seletiva da cidade. A contribuição dos moradores facilita a destinação correta desse material, que também é uma fonte de renda para a associação de coletores Revive, que possui parceria com o município.

O descarte de vidro é uma questão delicada, pois o manejo inadequado desse material pode resultar em acidentes graves e impactos ambientais negativos. Para garantir a segurança dos coletores de lixo e a preservação do meio ambiente, é essencial adotar práticas adequadas de descarte de vidro (veja no final desta matéria o passo a posso correto).

Palestra

A Prefeitura de Vila Velha também promove educação ambiental orientando a população sobre o descarto correto de materiais. Essa semana, a equipe de coleta seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos esteve na Faculdade Multivix para uma apresentação sobre como deve ser o descarte correto do vidro e como atua a gestão de resíduos sólidos em Vila Velha.

A apresentação incluiu informações sobre a importância de separar o vidro dos demais materiais recicláveis, destacando a necessidade de evitar a mistura de vidros quebrados com os inteiros. Foi ressaltado que vidros quebrados representam um perigo para os trabalhadores da reciclagem, e por isso é fundamental embalá-los cuidadosamente antes do descarte.

Além disso, foi enfatizada a importância de utilizar os pontos voluntários de entrega de material reciclável, bem como os de vidro, disponíveis na cidade para o descarte adequado. Esses pontos são essenciais para garantir que o material seja encaminhado para reciclagem de maneira correta e eficiente.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, a conscientização e a educação da população é fundamental para o descarte correto de vidro. “Ações de sensibilização são essenciais para promover mudanças de hábitos e comportamentos em relação ao manejo de resíduos sólidos. Desta forma contribuímos com o futuro mais seguro e sustentável para Vila Velha” finalizou.

Como descartar o vidro de forma correta?

Opção 1: Verifique se há um contentor da prefeitura próximo ao seu bairro (confira abaixo os locais). Leve o seu vidro até o mesmo e descarte.

Opção 2: Junte todo vidro quebrado para não se cortar. Em uma garrafa PET ou em uma embalagem de leite longa vida, corte uma abertura no topo do recipiente e coloque o vidro dentro. Lacre o recipiente com fita adesiva e identifique-o escrevendo: VIDRO.

Quais tipos de vidro podem ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária?

Nos contentores de vidro podem ser descartados somente garrafas de bebidas em geral, copos e taças de vidro, frascos de cosméticos e de medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de vidro de alimentos em geral.

Já os vidros como os planos de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex devem ser levados até o Ecoponto da Fábrica de Maninhas, localizado na Avenida Carlos Lindenberg, 1502, bairro Industrial do Alecrim, ao lado do DER-ES.

Agindo assim, o cidadão demonstra seu cuidado e respeito pelos profissionais de limpeza e por Vila Velha.

Confira os locais de Ponto de Entrega Voluntária (Pev) de Vidro:

Região I

Praia da Costa: Rua Rio Branco, 208 (próximo ao Edifício Léa Motta)
Glória: Rua Maria Niero da Silva, 12 (em frente ao Peruggia’s Bar)
Praia de Itaparica: Praça dos Ciclistas

Região V
Barra do Jucu: Rua Professor João Cardoso, 164, 29125-040, Vila Velha
Interlagos: Avenida Ipiranga, 25, 29129-668, Vila Velha

Fonte : Prefeitura de Vila Velha