Defesa Civil realiza ações de conscientização com estudantes nas escolas

Defesa Civil realiza ações de conscientização com estudantes nas escolas

A Defesa Civil de Vila Velha realiza um trabalho permanente de conscientização com alunos das escolas das redes privadas e particulares da cidade. Os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil abordam questões relacionadas ao descarte adequado de resíduos e a importância de não jogar lixo no chão, enfatizando como tais atitudes podem contribuir para evitar desastres, a exemplo de enchentes.

Eles também dão destaque para o papel desempenhado pela Defesa Civil, tanto na prevenção quanto no atendimento as emergências. Explicaram ainda como funciona as estações de bombeamento da cidade e a importância delas para o escoamento das águas durante uma tempestade.

Nesta quinta-feira (10/10), por exemplo, a equipe esteve na Escola SEB, de Itaparica,  para um bate-papo especial com as turmas do 7º ano. A aluna Marine Silva afirmou que a aula foi muito relevante.

“Aprendi muitas coisas, principalmente sobre hidrologia e geologia. Pude conhecer um pouco mais do trabalho da Defesa Civil, que é realizado para prevenir e atender às situações de emergência, como desastres naturais e eventos climáticos extremos.  O trabalho deles é muito importante para a sociedade”, ressalta.

No final do bate-papo, os alunos conheceram as viaturas da Defesa Civil. A coordenadora da escola, Liliane Araújo, ressaltou a importância da palestra.

“No ano passado a equipe da Defesa Civil veio à unidade, observamos a mudança do comportamento dos alunos depois da palestra. Eles passaram a ficar mais atentos às questões de descarte de lixo e preocupados com o meio ambiente. Nesse ano convidamos a equipe novamente para o bate-papo com os alunos”, afirma.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, enfatizou a relevância da iniciativa. “É fundamental educar nossas crianças e jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente e de entender como o órgão municipal de proteção e defesa civil atua para proteger nossa comunidade. Estamos felizes em colaborar com a Escola SEB e compartilhar nosso conhecimento com os estudantes. Acredito que essa experiência contribuirá para uma sociedade mais consciente e segura”, afirma.

Ele lembrou ainda que o evento representa uma iniciativa importante para conscientizar as gerações futuras sobre a importância de ações individuais e coletivas na preservação do meio ambiente e na construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha