Sábado Rosa em Vitória promove 30 mil atendimentos, destacando a capital do cuidado
Quase 30 mil atendimentos foram realizados, neste sábado (19), nas unidades de saúde da Capital. Foi o “Sábado Rosa”, dentro da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus).
“Atualmente, Vitória não tem nenhuma mulher esperando para fazer mamografias , pois zeramos essa fila. Neste sábado, além da mamografia, foram ofertados preventivo, atenção à saúde mental, testes rápidos, auriculoterapia e outros serviços para a saúde da mulher. Em comemoração ao Outubro Rosa, vamos dobrar o número de ofertas de exames de mamografia, passando de 1300 para 2300”, observou a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.
A ação ocorreu em todas unidades de saúde e ofereceu ações voltadas à saúde da mulher, como agendamento de mamografias, realização de coleta de preventivo, avaliação para câncer de boca, atendimentos odontológicos, testes rápidos, exames laboratoriais, palestras sobre prevenção ao câncer de mama, vacinação para toda família, consulta médica, dentre outras atividades.
A promotora de vendas Verônica Cardoso dos Reis, de 48 anos, moradora da Ilha de Santa Maria, foi uma das pacientes atendidas. “Tinha muito tempo que eu não fazia preventivo e vim hoje ‘resolver a vida’: fiz o atendimento e o teste rápido e participei da palestra de orientação. Estou saindo daqui com a mamografia marcada e os remédios necessários em mãos”, contou Verônica.
Quem foi prestigiar o “Sábado Rosa” foi a vice-prefeita eleita, Cris Samorini. “Vitória está oportunizando esse atendimento especial em todas as 29 unidades de saúde, levando esse cuidado para todas as mulheres”, pontuou.
Já a encadernadora Gilmara Almeida, de 45 anos, foi à unidade de saúde na consulta odontológica e aproveitou outros serviços. “Eu vim ao dentista, mas acabei indo também no médico clínico geral, assisti à palestra e ainda fiz limpeza de pele. Fui muito bem atendida pela médica e por todas as funcionárias”, destacou a moradora de Ilha de Monte Belo.
Outubro Rosa
O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, uma campanha fundamental para promover a saúde e o bem-estar das mulheres.
“Essas ações garantem o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Nós ampliamos em 70% a oferta de exames de mamografia, passando de 10 mil para 17 mil exames ao ano. E, durante este mês de outubro, estamos ofertando 2.600 exames, uma ampliação foi de 100%. Não temos fila para realizar a mamografia em nosso município”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Como ter acesso às mamografias?
O município de Vitória segue as diretrizes do Ministério da Saúde e prioriza a realização do exame em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e também realiza o exame em mulheres com idade igual ou superior a 35 anos, que apresentem um ou mais dos fatores de risco indicados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e em qualquer outra faixa etária, no caso de haver qualquer achado suspeito.
Para ter acesso à mamografia, a mulher deve passar por uma consulta em sua unidade de saúde de referência.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui