Educação dá início ao Projeto de Rede 2025 com foco na prática da gentileza

Educação dá início ao Projeto de Rede 2025 com foco na prática da gentileza

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vila Velha escolheu como tema para o Projeto de Rede 2025 “Gentileza que inspira, gente que transforma”. Com o objetivo de fortalecer os valores de empatia, solidariedade e respeito, o projeto busca inspirar práticas transformadoras na comunidade escolar e além dela. Para marcar o início das ações, os setores de Formação Continuada, Educação Ambiental, CEAFRI e Coordenação de Anos Finais decidiram organizar um Bazar.

O Bazar, que ocorre no dia 20 de dezembro de 2024, propõe um ato de gentileza e sustentabilidade. A ideia é que servidores e colaboradores da Secretaria busquem em suas casas objetos que já não utilizam mais – sejam roupas, acessórios ou utensílios – para doar, trocar ou vender a preços acessíveis. Essa iniciativa, além de fomentar atitudes generosas entre os colegas, incentiva o consumo consciente e a reutilização de recursos, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade.

A formadora de História, Aline de Alcantara Valentini, foi a idealizadora da ação, que recebeu total apoio das equipes envolvidas. Ela destaca que “gentileza é um gesto que transforma realidades e, quando aliada à sustentabilidade, gera impacto positivo tanto nas relações humanas quanto no cuidado com o meio ambiente”.

A ideia é expandir o projeto ao longo de 2025, envolvendo todos os setores da Educação Municipal. Essa ampliação busca fortalecer ainda mais a integração entre os diferentes segmentos da Secretaria, consolidando a prática da gentileza como um valor central no dia a dia de servidores e comunidades escolares.

A escolha do tema e a realização do Bazar refletem o compromisso da Secretaria de Educação com o fortalecimento de uma cultura que valorize pequenas ações transformadoras. Esse tipo de iniciativa é um exemplo para a comunidade, demonstrando que é possível unir esforços em prol de objetivos coletivos e integrados.

Além disso, ao conectar gentileza e sustentabilidade, o projeto abre espaço para que educadores e estudantes reflitam sobre suas práticas e assumam um papel mais ativo na construção de um futuro mais colaborativo e responsável. A Secretaria acredita que ações como esta podem inspirar novas práticas dentro e fora das escolas, fortalecendo o sentido de comunidade e cidadania.

Com a expansão prevista para todos os setores, 2025 promete ser um ano marcante para a Secretaria de Educação de Vila Velha, demonstrando que a gentileza é, de fato, um catalisador de transformações duradouras. Que a gentileza inspire e transforme!

Fonte :Prefeitura de Vila Velha