Recuperação do Centro de Vitória é tema de debate na Câmara de Vitória
O empresário e artista participante do restauro do centro histórico de Vitória, Fabrício Costa Silva fez uso da Tribuna Livre desta quarta-feira (20/10) na Câmara de Vitória. A Tribuna Livre é um espaço na Sessão Ordinária para o munícipe expor suas indicações e sugestões à Casa legislativa.
Fabrício Costa alertou para a necessidade de recuperação do centro. “O centro de Vitória pede socorro. Esse lugar que guarda as origens, a história, a memória, as artes, a gastronomia e as raízes da capital de Vitória está colocado na invisibilidade pelos nossos gestores”.
O empresário informou que o centro tem mais de 200 imóveis abandonados e em situação de ilegalidade. “Enquanto diversos artistas capixabas carecem de lugar para apresentar sua arte, dezenas de prédios estão descaracterizados, abandonados e correm risco de desabar. Essas edificações poderiam gerar renda e emprego para a comunidade e para os artistas”, disse.
Ele defendeu o uso desses imóveis como habitações sociais, estacionamentos verticais ou lugares para apresentação de artistas. Ele também sugeriu a limpeza constante de alguns espaços, a colocação de banheiros químicos, o investimento em políticas públicas que colaborem para reduzir a criminalidade, a restauração de prédios históricos e investimentos fiscais a investidores da região, a colocação de fios subterrâneos, dentre outras ideias.
Os vereadores acolheram as sugestões do artista e lembraram algumas realizações feitas no local. A vereadora Karla Coser (PT) destacou que está articulando o Estatuto da Frente Parlamentar do Centro para transformar esses pedidos em realidade, trabalhando em conjunto com o Executivo Municipal.
Para o vereador Davi Esmael (PSD), o cenário descrito pelo empresário é real. “Precisamos movimentar pessoas para o centro. Mas precisamos reconhecer (o trabalho de) duas pessoas: Denise Loureiro que levou equipamentos públicos para o centro e o Prefeito, Lorenzo Pazzolini”, afirmou.
Reprodução CMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.