Em clima de Copa: Saiba o que é permitido nas ruas
Tradição em anos de Copa do Mundo, os torcedores brasileiros demonstram toda a sua torcida decorado as ruas do país com a as cores da Seleção Brasileira. Com a proximidade do mundial do Catar, que começa no dia 20 de novembro, capixabas já estão pintando muros, calçadas e estendendo as bandeirinhas verdes e amarelas.
Apesar da inspiração e empenho dos torcedores na hora de arrumar as ruas, que acabam rendendo até obras de arte como o grafite do jogador capixaba Richarlison, em Vila Velha, as prefeituras das cidades da Grande Vitória tem regras sobre o que pode ou não ser feito.
Em Vitória, o torcedor precisa ter a autorização dos proprietários dos imóveis. Os torcedores poderão pintar ruas e calçadas, desde que tenham a autorização dos proprietários dos imóveis. Além disso, as pinturas precisam ser feitas com tinta à base de água ou cal, que sai com o passar dos dias.
Caso os moradores desejem fechar calçadas ou ruas para a pintura das mesmas, devem também pedir a autorização para a interdição parcial ou total da calçada ou da via à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).
Não é permitido pintar avenidas de grande circulação; fazer propaganda em faixas e banneres; pendurar bandeirinhas ou qualquer placa comemorativa que atrapalhe semáforos, sinalização ou placas de trânsito ou em fios de eletricidade e telefonia; pintar árvores, semáforos, sinalização horizontal ou placas de trânsito; pintar equipamento e imobiliário urbano; fixar placas em praças, parques e jardins.
Bandeirolas e outros adornos podem ser pendurados por barbantes de algodão. Materiais de metal, como arames, papel laminado e serpentina metalizada e outros, devem ser evitados porque são condutores de energia e podem ocasionar choques na rede elétrica.
Recomenda-se que os enfeites – e principalmente as bandeirinhas penduradas de um poste a outro – estejam pelo menos a 1 metro de distância dos fios elétricos e abaixo deles.
Balões que sobem ao céu com o auxílio de fogo estão proibidos no país, sob risco de multa e detenção, devido ao risco de incêndios e contato com a rede elétrica.
Também não é permitido imagens com qualquer tipo de propaganda. Nesse caso, os proprietários das edificações podem ser intimados para se regularizar. Se não o fizer, pode ser multado. O valor varia de acordo com o tamanho do desenho. Carros de som são proibidos na cidade, segundo o decreto 17304/18 que estimula multa em caso de descumprimento.
Fonte: G1
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.