Celebração marca o começo da reforma da praça Primo Bitti, na Ilha de Monte Belo

Celebração marca o começo da reforma da praça Primo Bitti, na Ilha de Monte Belo

Assinatura da ordem de serviço para inicio das obras de reurbanização da Praça Primo Bitti
Assinatura da ordem de serviço para reforma da Praça Primo Bitti. (ampliar)

A Prefeitura de Vitória deu ordem de serviço para iniciar as obras de reurbanização da Praça Primo Bitti, localizada a Rua Zaramin Matos Nascimento, nº. 55, na Ilha de Monte Belo, com investimento de R$ 1.310.000,00, com prazo de conclusão de 360 dias.

A solenidade que marcou o início das obras aconteceu na noite da última sexta-feira (18), com a presença de moradores do bairro. Em uma ação voluntária e organizada pela própria comunidade, barracas com comidas típicas foram montadas para recepcionar aos que foram prestigiar o evento.

O prefeito Lorenzo Pazolini assinou a ordem de serviço na presença de diversas lideranças comunitárias e dos secretários de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi; de Obras, Gustavo Perin; do monge do mosteiro Zen Budista de Aracruz, Kendo Bitti, neto do ex-prefeito de Aracruz Primo Bitti, que dá nome à praça.

“Estamos investindo nessa região. Vamos fazer uma nova quadra coberta aqui na Ilha de Monte Belo. Nada de reforma. Será uma nova estrutura. Vamos acabar com o valão que existe na avenida Jair Etiene Dessaune. Uma obra de quase R$ 8 milhões. Estamos na Emef Adilson da Silva Castro; o que era para ser uma reforma agora é a reconstrução da escola. Aqui perto, no Romão iniciamos a construção da cobertura da quadra com a mesma qualidade que estamos fazendo em Jardim Camburi”, anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Na praça Primo Bitti, as calçadas serão alargadas bem como terão o piso trocado e novas áreas verdes serão criadas. As intervenções contemplam ainda a instalação de novo mobiliário urbano, reforma do módulo SOE e da quadra poliesportiva.

A Rua Zaramin Matos do Nascimento terá seu piso trocado e nivelado nos moldes do projeto Rua Viva, favorecendo a circulação segura de pedestres e redução da velocidade dos veículos, bem como da apropriação com eventos locais da comunidade. A área total da intervenção é de 1.066 m².

Em reunião realizada no dia 16 de fevereiro de 2022, com a comunidade e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, foram acatadas pela administração municipal as sugestões de intervenções:

  • Playground com substituição da areia por piso emborrachado;
  • Retirada da cobertura da antiga bocha e demolição do banheiro existente;
  • Inclusão de academia de inox nos moldes da Orla de Camburi;
  • Reforma da quadra existente com substituição da cobertura;
  • Melhoria da iluminação pública;
  • Retirada do cercamento existente na praça;
  • Reforma do módulo SOE existente seguindo o padrão da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fonte : PMV