Abordagens educativas orientam sobre a andada do caranguejo em Vitória

Abordagens educativas orientam sobre a andada do caranguejo em Vitória

Começa na próxima terça-feira (08) o quarto período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que vai até o dia 13 de março. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, neste sábado (04) e na segunda-feira (07), ações de sensibilização, voltadas a moradores e comerciantes, sobre período da andada do caranguejo-uçá.

Dentre as ações, estão previstas abordagens educativas na feira livre do bairro São Pedro, neste sábado (04), e bate-papo com moradores e frequentadores da orla da Ilha das Caieiras, na segunda-feira (07), no período das 8h às 13h30, nos dois dias.

Além disso, durante todo mês de março, também ocorrerá a exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares”, no Museu do Pescador da Ilha das Caieiras, como forma de chamar a atenção para a importância da preservação do caranguejo-uçá.

“A andada visa à preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna. Respeitando o período de proibição, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Proibição
Durante o período da andada, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado). A proibição tem como base a Portaria Estadual Seama nº 021-R/2022.

Andada
Além da próxima semana, mais um ciclo da andada do caranguejo-uçá ocorrerá no mês de março, entre os dias 22 e 27 (quinto e último período). A andada é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Fonte: PMV