Alunos de Cariacica são apresentados aos serviços oferecidos pelo Prodest

Alunos de Cariacica são apresentados aos serviços oferecidos pelo Prodest

Os estudantes dos cursos técnicos de Suporte e Manutenção em Informática e de Redes de Computadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professor Joaquim Barbosa Quitiba, de Cariacica, tiveram a oportunidade de conferir detalhes dos serviços realizados pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em visita técnica, realizada na tarde dessa sexta-feira (11).

Inicialmente, os alunos assistiram ao vídeo institucional que destaca a trajetória da autarquia e os trabalhos executados para os órgãos públicos no Estado. Depois disso, receberam informações das principais atividades da Gerência de Suporte (Gesup).

O subgerente de Internet, Rômulo Pelição de Farias, foi o responsável por explicar as ações feitas pela unidade, como gestão de correio eletrônico, gerenciamento de banco de dados e procedimentos adotados para garantir a segurança da informação de sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede do Prodest, em Vitória.

Faria também apontou os recursos empregados para proteger os dados sob a responsabilidade do Instituto, como cofre de senhas, firewalls, proxy (mecanismo que limita o acesso aos conteúdos na Internet), entre outros.

Demandas

Os estudantes também constataram que o Prodest desenvolve softwares e sites para suprir demandas provenientes dos órgãos atendidos, que priorizam cada vez mais a oferta de serviços digitais aos cidadãos.

Os alunos assistiram à apresentação dos trabalhos da Gerência de Sistemas (Gesin), feita pelo gerente da unidade, Alessandro Frizzera, e pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.

Frizzera explicou para os visitantes como a Gesin está organizada para atender às solicitações de atendimento dos órgãos públicos. Além disso, citou as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de softwares.

Vinicius Soares abordou vários serviços executados pelo Instituto por meio da Gesin. Um deles é o Acesso Cidadão, ferramenta de login único que permite o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a solução tem cerca de 2,41 milhões de usuários cadastrados.

O analista também ressaltou a economia proporcionada pelo sistema e-Docs, que reduziu drasticamente o consumo de papel nos órgãos estaduais. Ele ainda mencionou os serviços digitais feitos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o site do Programa Jovens Valores, o Agenda-ES, o Conecta Cidadão  e o sistema de inscrições Seleção Aluno, destinado a oferta de cursos para estudantes da rede estadual de ensino.

Data Center e fibra óptica

Para finalizar a visita, os alunos foram para a sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelos analistas de TI Charles Santos de Jesus e Roger Trancozo. O primeiro destacou a estrutura da central de dados do Poder Executivo, composta pelas salas cofre, colocation e de Telecomunicações.

Santos também destacou a estratégia de climatização do ambiente, para que o Data Center tenha uma maior eficiência energética, o que é crucial para reduzir o consumo de energia. “Contamos com dois geradores que permitem manter os nossos serviços funcionando, mesmo com a falta de energia por um longo período”, acrescentou.

Trancozo foi responsável por falar sobre a rede de fibra óptica do Poder Executivo Estadual que atende a repartições públicas na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e em municípios das regiões Norte e Sul do Estado. O analista também explicou os procedimentos adotados para eventuais reparos nas redes governamentais.

Foi a segunda visita da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Barbosa Quitiba ao Prodest nesta semana. A primeira foi realizada na última terça-feira (08) e contou com a presença de alunos dos cursos técnicos de Suporte e Manutenção em Informática e de Redes de Computadores.

Na avaliação do professor Aleir José de Souza Júnior, as visitas proporcionaram aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo apresentado em sala de aula. Já a estudante Ana Luiza Trindade de Araújo disse que ter informações sobre os equipamentos utilizados pelo Prodest foi um grande aprendizado.

As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação (TI), podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para [email protected].

Fonte : Governo do Estado