Ano letivo retorna no próximo dia 6 de fevereiro, em Viana
Chega de saudade! Está chegando a hora de rever os amiguinhos e aprender ainda mais! As férias escolares estão chegando ao fim. Uma nova etapa na vida de todos os alunos está prestes a começar. Os nossos pequenos estudiosos já podem se preparar para mais um ano de descobertas e novas aventuras.
O ano letivo retorna no próximo dia 6 de fevereiro, a primeira segunda-feira do mês, nas 39 unidades educacionais, para os mais de 13.500 estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) preparou tudo para receber os estudantes e promover uma educação de qualidade que tornou Viana a cidade com maior nota no Índice de Educação Básica (IDEB).
Seis unidades escolares do município passaram por reformas e melhorias durante o período das férias para o início do ano letivo, entre elas a EMUEF Agenília Corrêa da Penha, na localidade de Tanque; EMUEF Formate, na localidade de Formate; EMUEF Luiz Lube, em Piapitangui; EMEF João Paulo Sobrinho, em Areinha; EMEF Adamastor Furtado, em Universal; EMEFCM Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde.
O retorno das aulas é marcado também pela entrega do kit escolar contendo: caderno, caneta, lápis, giz de cera, lápis de cor, tesoura, cola, massinha de modelar, régua e uma garrafa squeeze.
Procon dá dicas para compra de material escolar
Para quem não conseguiu comprar os materiais escolares, o Procon Viana, para ajudar no consumo consciente neste período, separou dicas para que o consumidor não caia no descontrole financeiro logo no início do ano.
DICAS:
• Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;
• No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiverem em boas condições de uso;
• Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;
• A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;
• Não é preciso necessariamente comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;
• O ideal é sempre negociar como se fosse pagar à vista, mas depois buscar por um parcelamento sem juros nas mesmas condições, mas sempre com parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2023 por vários meses.
Fonte: Prefeitura de Viana
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.