Banda de Congo Mestre Tagibe mantém viva a tradição em Cariacica
Não estava nos planos de Itagiba Cardoso assumir uma banda de congo. Quando era criança, queria sair com os amigos, mas por influência do seu pai começou a tocar tambor aos 14 anos e foi aí que tomou gosto pelo ritmo. Hoje, ele é mestre da Banda de Congo Mestre Tagibe, em Roda D’Água.
Criada há 17 anos por ele a pedido de seu pai, Mestre Gabiroba, criador da Banda de Congo Santa Isabel, que com medo de o congo morrer pediu ao filho que criasse uma banda composta por integrantes da família. Desde então ele não parou mais de tocar.
“Meu pai dizia que enquanto ele fosse vivo nós tínhamos que acompanhar o congo. Eu ficava chateado porque queria sair, mas acabei gostando de tocar. Cheguei a ser o terceiro mestre da banda e estou até hoje. Juntei todos da família e hoje formamos a banda que temos hoje”, diz mestre Tagibe.
Tagibe diz que ser mestre de congo é uma realização. “Me sinto muito feliz em poder transmitir a nossa cultura, o nosso congo. Temos que ter uma história. Se ele não tiver uma história para contar, ele não leva a cultura para a nova geração”, afirma.
Ele reforça que muitas pessoas, inclusive de outros países, visitam a casa de congo da banda e se encantam com a tradição e com as histórias que ali escutam. “Para nós é muito importante receber pessoas de todos os lugares. Aqui, podemos contar um pouco do que fazemos e mostrar nossos trabalhos, como as máscaras e as casacas que produzimos”, conta Tagibe.
Banda mirim
As crianças não ficam de fora. A Banda de Congo Mestre Tagibe possui um grupo de 15 crianças entre 5 e 16 anos, que tocam e encantam com seu canto e dança. Quem comanda o grupo é o mestre Alcemi, filho do mestre Tagibe.
Alcemi explica que a vontade de criar a banda veio desde pequeno. “Quando eu era criança eu participava dos cortejos na Penha, mas apenas como mascarado. Não podia tocar tambor, mas meu sonho era tocar. Quando fiquei mais velho, entrei para a banda. Hoje, sou o segundo mestre da banda e coordenador da banda mirim, que visa a manter a tradição e levar o congo à nova geração”, destaca.
O mestre da banda mirim também leva as crianças que tocam às escolas, por meio de projetos, para mostrar a cultura e recrutar crianças que desejam fazer parte da banda mirim. “Acredito que o congo seja nossa maior manifestação cultural e queremos que todos que tenham interesse participem. Precisamos continuar levando nossa tradição a todas as gerações”, finaliza.
Carnaval de congo
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água acontece no dia 8 de abril, Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. A festa contará com uma programação especial com cortejo, show e um grande encontro de bandas de congo tradicionais e bandas de congo convidadas.
Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica, o carnaval será realizado no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.
Confira a programação do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água 2024
Data: 8 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água
8h – Concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água
10h – Saída em cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval de congo de máscaras, entoando cânticos sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo
10h30 – Missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com Frei Evanir Martins, no palco principal do campo do América, com participação das bandas de congo
12h – Discurso das autoridades e patrocinadores
13h – Show com a banda Casaca
14h – Encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas
Bandas de congo tradicionais
Banda de Congo São Benedito de Piranema
Banda de Congo Unidos de Boa Vista
Banda de Congo São Benedito de Boa Vista
Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu
Banda de Congo Santa Izabel
Banda de Congo Mestre Tagibe
Bandas convidadas
Banda de Congo da Apae de Cariacica
Banda de Congo Amores da Lua (Vitória)
Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha)
Banda de Congo Madalenas do Jucu (Vila Velha)
Banda de Congo Jovem de Manguinhos (Serra)
Banda de Congo de Bicanga (Serra)
16h – Apresentação das bandas de congo no palco principal
17h30 – Tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal
18h – Encerramento oficial com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo seguida de show pirotécnico marcando o fim da festividade
Fonte : Prefeitura de Cariacica
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui