Câmara de Vitória recebe cidadãos que participam da Tribuna Livre

Câmara de Vitória recebe cidadãos que participam da Tribuna Livre

A Câmara de Vitória recebeu nesta quarta-feira (03/11) dois convidados no Tribuna Livre: Jonas Freire, representante do Sindibancários e Sâmela Cardoso, que falou sobre lazer para crianças nos parques públicos. A Tribuna Livre é um espaço no início da primeira sessão ordinária de cada mês para que os cidadãos possam se manifestar.

Jonas Freire, representante do Sindibancários, defendeu o banco público e sua Seguradora que, segundo ele, está sob ameaça. “Fomos informados que a Seguradora abriria uma parceria. O objetivo deles era montar uma empresa nova com 51% de capital privada, mas usaria toda a rede de estrutura do Banestes. Para nós isso é privatização, mesmo que chamem de parceria”, denunciou. Ele acredita que isso ameaça os funcionários e o patrimônio público.

O vereador Dalto Neves (PTB) disse que a privatização preocupa e perguntou se houve uma consulta pública sobre isso. Jonas Freire disse que não teve um amplo debate e falou que mesmo pagando muitos seguros por conta da pandemia, a empresa não está no vermelho e que contribui com cerca de R$ 15 a 20 milhões anuais para o banco.

O vereador Denninho Silva (Cidadania) se propôs a ir, junto com o vereador Dalto e o vereador Davi Esmael (PSD) ao Banestes para conversar sobre o assunto.

Também fez uso da Tribuna:

Livre, Sâmela Cardoso, doutoranda em Administração, que conversou sobre lazer com bebês nos parques públicos. Ela percebeu que as famílias com bebês têm dificuldade de acessar esses espaços públicos e para contornar isso, ela apresentou algumas sugestões como aumentar as áreas sombreadas, ampliar a presença de pessoas que comercializem água de coco e alimentos. Ela também sugeriu a melhoria de banheiros, incluindo uma unidade para uso da família.

A vereadora Camila Valadão (PSOL) agradeceu o depoimento e a pesquisa que ela desenvolveu. O vereador Davi Esmael (PSD) marcou um encontro com o gerente de parques, pessoa responsável pela administração desses espaços para que a pesquisadora possa apresentar sua pesquisa e levar essas sugestões a ele.

 

Moradias – A Sessão ordinária também contou com representantes do Movimento Nacional por Moradia. A vereadora Karla Coser (PT) informou que eles ocupam a antiga Escola Irmã Jacinta e foram surpreendidos pelo pedido da Prefeitura de reintegração de posse do local.

“Estamos falando de idosos, crianças e adolescentes que não têm uma casa e há mais de cinco anos lutam por uma moradia digna”, afirmou.

Segundo a vereadora, a escola está desocupada há mais de dez anos. “Queremos que a escola seja recuperada, mas não ao custo dessas famílias. Queremos que elas sejam incluídas em algum programa de mordia social. São 57 pessoas que irão para as ruas”, disse.

Estiveram presentes os vereadores: Davi Esmael (PSD), Alosíso Varejao (PSB), Anderson Goggi (PTB); André Brandino (PSC); Armandinho Fontoura (Podemos); Camila Valadão (PSOL); Dalto Neves (PDT); Denninho Silva (Cidadania), Duda Brasil (PSL), Gilvan da Federal (Patriota), Karla Coser (PT), Leandro Piquet (Republicanos), Luiz Emanuel (Cidadania) e Luiz Paulo Amorim (PV), Maurício leite (Cidadania).

Reprodução CMV