Com medidas da gestão Pazolini, Vitória diminui em quase 33% a gravidez na adolescência
No município de Vitória, nos últimos cinco anos houve uma redução significativa de 32,94% no número de adolescentes grávidas. De acordo com o Sistema Nacional de Nascidos Vivos, 2014, em 2019, um total de 434 meninas com idade entre 14 e 19 anos ficaram grávidas. Em 2023, esse número foi de 291.
Para reduzir cada vez mais a gravidez na adolescência, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) promove a saúde e o bem-estar dos adolescentes.
No município são desenvolvidas diversas ações que contribuem para a garantia dos direitos à saúde dos adolescentes e jovens, como atendimento médico e de enfermagem; atendimento odontológico; atendimento psicológico; disponibilização da caderneta de saúde do adolescente; vacinas, medicamentos e exames; verificação de pressão arterial, além de ações específicas para prevenção da gravidez na adolescência como orientação sobre sexualidade, gravidez não planejada, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS; promoção de ações de saúde sexual e reprodutiva, distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, e de todos os métodos contraceptivos, conforme protocolos e diretrizes.
Outra ação fundamental para a prevenção da gravidez na adolescência é o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria com as escolas, onde um dos temas abordados é prevenção na gravidez na adolescência.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui