Conferência destaca o valor dos nutricionistas no contexto da Assistência Social

Conferência destaca o valor dos nutricionistas no contexto da Assistência Social

Seja qual for a área de atuação, unir a teoria com a prática é essencial. Agora, imagina o sabor e crescimento profissional para quem consegue participar do processo de aperfeiçoamento, avanços e formulações de uma Política Pública? Sensação essa experimentada pelas nutricionistas que atuam no Banco de Alimentos Herbert de Souza e em outros espaços da Secretaria de Assistência Social (Semas), durante a participação da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para Raiane Pereira Silva, que há sete anos é nutricionista na Prefeitura de Vitória e atualmente está como supervisora de Nutrição na Gerência de Serviços de Convivência da Semas, estar na conferência é a materialização do que faz no seu dia a dia. “No dia a dia, lutamos pela segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas nos espaços da Assistência Social. Aqui, estamos demonstrando nossa defesa tanto para o poder público quanto para a sociedade civil. Somos a voz dos usuários dos nossos serviços”, disse ela.

Na avaliação de Giselle Machado de Souza, que atua no Alojamento de Alta Complexidade de Adultos da Semas, a Conferência representa voltar aos encontros e debates para tentar erradicar de novo a fome no país. “A fome havia sido erradicada, mas retornou”, afirmou ela.

Giselle acrescentou: “por isso, para nós, essa evidência do papel da alimentação, da importância da comida na mesa é fundamental. Sem alimentação não se gera nada, não se produz nada. A fome tem cor, raça e endereço. Combater a fome é combater também o racismo social”, enfatizou Giselle.

Esta também é a opinião da nutricionista Sara Costa Santos. “A importância da conferência está na garantia do direito humano à alimentação adequada. Garantia independente da sua cor, raça ou classe econômica” frisou Sara.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a conferência foi um importante momento de debate de propostas para “ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção do direito à alimentação de qualidade, com a participação de todos os atores e agentes juntos em um só propósito: assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável”.

A IV Conferência Municipal foi coordenada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com apoio da Secretaria de Assistência Social (Semas). Para a Comissão Organizadora da Conferência, designada através de Resolução do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), a conferência representa um importantíssimo espaço de participação e controle social.

Fonte : PMV