Cultura popular e brinquedos lúdicos ganham espaço em oficina no Cmei Ernestina Pessoa

Cultura popular e brinquedos lúdicos ganham espaço em oficina no Cmei Ernestina Pessoa

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, localizado no bairro Moscoso, promoveu nesta segunda-feira (21) uma oficina de confeccção de brinquedos que valoriza a ludicidade, a imaginação e a criatividade como pilares da aprendizagem. Os jogos e brinquedos, como Corrupio, Bilboquê e labirinto de papelão, foram produzidos com a participação ativa das crianças, utilizando pintura, recorte e colagem de materiais, enriquecendo ainda mais essa experiência.

A ação faz parte do projeto institucional da unidade de ensino, intitulado “Meu quintal é maior que o mundo”. O projeto visa não apenas o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor das crianças, mas também a formação de um gosto pela cultura popular, que será transmitido de geração em geração. Por isso, a presença das famílias foi um fator fundamental na ação.

Inspirado em um poema de Manoel de Barros, que retrata a infância e as brincadeiras criadas a partir da imaginação, o projeto convida as crianças a explorar seu próprio “quintal”. A proposta é que, utilizando materiais simples do cotidiano, como latas, papelão e tampinhas, os educandos possam criar jogos e brinquedos, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a importância da preservação ambiental.

Além de estimular a criatividade, autonomia, coordenação motora, expressão e socialização, as atividades realizadas pelos professores Leandro, Nayara e Sanderley, com apoio da pedagoga Adriana e da diretora Rosilene, também contribuem para a construção e ampliação da Educação Física. Os conceitos foram abordados por meio de conversas, histórias e vídeos.

Durante a oficina, as crianças tiveram a oportunidade de escolher brinquedos e brincadeiras, além de propor desenhos sobre as atividades que mais gostaram. Também foram incentivadas a ajudar na confecção de alguns brinquedos, promovendo habilidades artísticas e o desenvolvimento da psicomotricidade, o que favorece o processo cognitivo, visomotor e a percepção sensorial (audição, visão e tato).

Fonte : Prefeitura de Vitória