Estudantes iniciam avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática
Os estudantes do 2º ao 9º ano das 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória fazem nesta terça-feira (27) e também na quinta (29) uma avaliação objetiva de Língua portuguesa e Matemática. Essa etapa integra o Avaliar Vitória, um sistema de diagnóstico pedagógico que visa monitorar de perto o progresso na aprendizagem dos estudantes.
A avaliação diagnóstica proporciona resultados essenciais para os educadores identificarem quais aprendizagens foram consolidadas ou não pelos estudantes. Isso possibilita o planejamento de intervenções pedagógicas mais adequadas, atendendo aos diferentes percursos de aprendizagem em sala de aula.
“O Avaliar Vitória é fundamental em nosso compromisso constante de elevar a qualidade do ensino e assegurar que todos nossos estudantes conquistem a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Essa avaliação desempenha um papel crucial, proporcionando-nos informações valiosas para acompanhar de perto e monitorar o progresso individual e da turma ao longo do ano letivo. Um bom diagnóstico faz com que os educadores criem as estratégias e intervenções necessárias para garantir o direito a aprendizagem de todos”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Monitorando as aprendizagens
A partir dos resultados obtidos nas avaliações, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação faz análises e promove diálogos com diretores e pedagogos da rede para reflexões e intervenções pedagógicas com os professores das turmas, a fim de garantir a consolidação das aprendizagens.
Entre as ações já implementadas pela Seme desde 2021, e com base nos resultados das avaliações, estão diálogos direcionados, assessorias especializadas com foco no planejamento e na apresentação e análise dos resultados com diretores e pedagogos, possibilitando a ampliação das ações pedagógicas feitas a partir das análises realizadas.
“O Avaliar Vitória proporciona uma visão abrangente, permitindo-nos avaliar o desempenho de cada uma de nossas Escolas de Ensino Fundamental. Funciona como uma ferramenta essencial para alinhar estratégias pedagógicas entre a secretaria, a equipe gestora e os professores, com o objetivo claro de aprimorar os resultados e assegurar o pleno direito à aprendizagem”, destacou a subsecretária Pedagógica, Luana Lemos.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui