Farmacêutico realiza atendimento individual e auxilia pacientes na correta utilização de medicamentos
Visando ampliar os cuidados com a população, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) está aprimorando o atendimento individualizado do farmacêutico aos usuários dos serviços de saúde do município.
Com o projeto de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica a ideia é garantir por meio do atendimento individualizado que o paciente realize o tratamento e de forma correta.
O atendimento é indicado para pacientes com dificuldades de realizar tratamento, polimedicados (uso acima de cinco medicamentos), com doenças crônicas como diabetes ou hipertensão, e também para qualquer outra necessidade identificada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Orientação
Durante o tratamento, os farmacêuticos orientam os pacientes individualmente quanto ao uso e administração das insulinas, manejo e cuidados nas aferições de glicemia capilar, realizam o fracionamento e a organização dos medicamentos em situações especiais, acompanhamento e monitoramento de pacientes crônicos, entre outras situações.
“Essas ações contribuem para o uso racional dos medicamentos; controle das condições crônicas de saúde; a melhoria da qualidade de vida do paciente; e para a redução de danos à saúde”, explica a secretária de Saúde da Serrra, Fernanda Coimbra Mota da Silva.
Ana Maria Rosa de Lima, 64 anos, que tem pressão alta, é atendida na Unidade Regional de Saúde (URS) de Novo Horizonte. “Quem me ajudava era minha filha, mas ela foi morar fora. É difícil lembrar os horários e eu ainda tenho dificuldade para ler. Mas, agora, estou tomando os remédios certinhos com a ajuda da farmacêutica”, comenta.
O atendimento é realizado pela farmacêutica Margareth Lima Marques de Aguiar. “O farmacêutico é o último profissional que vai encontrar com o paciente na unidade, daqui ele vai para casa, então ele precisa ir embora minimamente orientado. Existem pacientes como a Ana que obtiveram melhora no indicador de saúde, hemoglobina glicada dela que era alta, agora já está normalizada, isso nos dá muita satisfação”, afirma.
Sobre o projeto
O Projeto de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica da rede municipal da Serra é uma iniciativa do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Até novembro, serão divulgados os resultados obtidos no município.
Em fase de implantação, ele já acontece em 10 unidades de saúde, localizadas em Bairro de Fátima, Novo Horizonte, Cidade Continental, Oceania, Nova Carapina II, Carapina Grande, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Vista da Serra e Serra-sede.
Para participar de uma consulta individualizada, os moradores referenciados nas unidades citadas devem se dirigir à recepção para fazer o agendamento.
Aquisição de medicamentos
A Secretaria de Saúde da Serra investiu, somente em 2023, R$ 15 milhões de reais na compra de medicamentos. O município disponibiliza para as 40 farmácias disponíveis em suas unidades de saúde 279 tipos de remédios diferentes, o que garante um Índice de Abastecimento de Medicamentos de 96%, superior a média nacional (77%). Em todo o ano de 2022, foram investidos R$ 14.735.125,80 na aquisição de medicamentos para a população da Serra.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui