Início de uma nova política trabalhista com posse de Conselho na capital

Início de uma nova política trabalhista com posse de Conselho na capital
Posse do Conselho Municipal de Trabalho e Renda de Vitória

Com a proposta de marcar o início de uma nova política trabalhista na capital, visando oferecer aos moradores melhor capacitação e formação profissional, tomaram posse, na tarde desta segunda-feira (5), os novos participantes do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Vitória (CMTER), para um mandato de três anos (2021-2024).

A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, e a secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira, presidiram a solenidade e, também, promoveram a reinstalação do órgão, que vai trabalhar para implementar medidas estruturantes na área, como cursos e ações, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e apoio dos novos membros.

“É de suma importância a composição dos conselhos municipais. Esse, por sinal, vem em um momento muito oportuno, porque vivemos uma pandemia. A vacinação vai trazer um novo ‘normal’. Com certeza, vamos investir muito para a retomada da economia”, destacou a vice-prefeita.

Ela destacou, ainda, que cada conselheiro deve fazer o seu melhor. “Quando existe uma integração no Conselho, tudo é direcionado para o bem coletivo, que uma instituição sozinha não conseguiria fazer. Façam a representatividade necessária”, apontou.

Benefícios

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira, destacou a importância do CMTER para a sociedade, no sentido de cobrar e propor ações que vão beneficiar o trabalhador.

“Esse é um momento muito especial, porque, com o CMTER, será possível identificar as reais necessidades e potencialidades locais e, assim, traçar diretrizes e prioridades para as políticas públicas de emprego, trabalho e renda em Vitória. Além disso, ter o Conselho vinculado à Semcid traz um novo momento para o resgate das discussões e iniciar novos debates”, disse.

Oportunidades

Conselheira e representante do setor público na área da Assistência Social, Cremilda Astorga enfatizou a importância dos diversos setores estarem no Conselho.

“Nosso público são pessoas e nossos munícipes que estão passando por situação de vulnerabilidade por conta da falta de emprego. Aquelas que estão muito mais tempo fora do mercado, com pouca escolaridade, com pouca comprovação de experiência. Agora, temos condições de dar oportunidades, de fato, para essas pessoas”.

Solenidade

Além da vice-prefeita e da secretária da Semcid, a solenidade contou com a presença do superintendente Regional do Trabalho, Alcimar Candeias, da representante da Fecomércio, Tatiana Chaffin, e dos secretários municipais de Saúde, Thais Cohen, de Assistência Social, Cintya Schulz, e de Esportes e Lazer, Sandro Parrini.

Também estavam presentes parlamentares e a presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Camila Brandão.

Composição

Formado por representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores, o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER) acompanha o desempenho do mercado de trabalho e fornece subsídios para a elaboração de políticas públicas para o fomento ao trabalho e à geração de renda no município.

Entre as atribuições do órgão, estão planejar, debater, deliberar, avaliar, fiscalizar e captar recursos para apoiar a municipalidade na execução da política pública de trabalho, emprego e renda.

 

Reprodução: PMV