Lei autoriza projeto social a utilizar terreno público em Jabaeté

Lei autoriza projeto social a utilizar terreno público em Jabaeté

O projeto social Tons de Amora, que atende cerca de 200 crianças, adolescentes e mulheres em Jabaeté e bairros do entorno, na Região 5, conquistou o direito de usar o terreno municipal onde está instalado há quase dois anos. Na manhã de sábado (17), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, visitou a instituição e sancionou a lei que autoriza o Poder Executivo a proceder a concessão de direito real de uso do bem público municipal, um terreno com área de 548 m², localizado na rua Líbano, em Jabaeté, já aprovada pelos vereadores.

A lei de concessão do imóvel, de autoria do próprio prefeito, garante segurança jurídica ao Projeto Tons de Amora, que só poderá usar a área com fins sociais, ficando impedido, portanto, de vender, trocar ou doar o imóvel público. Essa área fica localizada ao lado da Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Helida Figueiredo Milagres.

O prefeito ressaltou a importância do projeto, que com o trabalho de voluntários, acolhe pessoas em vulnerabilidade social.

“Hoje é um dia muito especial porque o projeto está saindo da informalidade. O município está garantindo a vocês segurança para que possam multiplicar e potencializar o trabalho que iniciaram há quase dois ano, de acolhimento, que visa ajudar quem mais precisa, as pessoas que estão em vulnerabilidade social. Um trabalho que está sendo reconhecido neste momento pela administração municipal, pela Câmara de Vereadores de Vila Velha e por diversas instituições. A nossa sociedade precisa de mais pessoas iguais a vocês, que resgatam a vida do próximo. Estamos falando aqui de justiça social”, destacou Arnaldinho.

Sonho

Moradora de Vila Velha, a empresária Ana Paula Araújo, uma das idealizadoras do Projeto Tons de Amora, comemorou a conquista e contou como a iniciativa surgiu, após conversarem com as mulheres da comunidade de Jabaeté e região, que disseram que queriam aprender sobre pertencimento e empreendedorismo.

“O nosso projeto surgiu com o desejo muito grande do meu coração de servir à minha comunidade de alguma forma. Fizemos uma rede de contato com as mulheres e nos aproximamos. Abraçamos o sonho dessas mulheres de ter pertencimento e de se desenvolverem no empreendedorismo. Então, começamos as reuniões, as escolas para que nós conseguíssemos ensinar um pouco mais para elas do que era esse pertencimento”, destacou.

A missionária Brenda Castro, outra idealizadora do projeto, também explicou a atuação do Tons de Amora, que atende cerca de 200 crianças, adolescentes e suas famílias.

“Aqui atuamos de duas maneiras. Uma com as crianças, com atendimento psicológico, odontológico, reforço escolar e interação aos sábados, porque acreditamos muito no poder do brincar, da transformação por meio das brincadeiras. Também temos a atuação com as famílias dessas crianças, que é a nossa essência de cuidar das mulheres, de trazer assuntos e diálogos para que elas possam olhar para dentro de si, para ver que têm importância, que elas podem sair do ciclo de violência, da falta de dignidade, da falta de amparo e da falta de sonhos. Nosso sonho, na verdade, é promover dignidade e transformação para essas mulheres”, afirmou.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha