Lei Paulo Gustavo é tema de palestra para alunos da rede municipal
Na próxima quarta-feira (30), das 13h30 às 15h30, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, localizada em Jardim da Penha, Vitória, receberá a palestra “Nunca Vi Nada Igual”. A apresentação da Lê Produções é parte do projeto homônimo, contemplado pela lei de fomento à cultura – Lei Paulo Gustavo, e destina-se a jovens e adolescentes da rede pública de ensino.
“Nunca Vi Nada Igual” é uma proposta audiovisual que resulta na produção de um curta-metragem híbrido em 360º, de aproximadamente sete minutos, que explora a rica biodiversidade marinha do Espírito Santo, especialmente a Plataforma de Abrolhos, um dos principais pontos de reprodução das baleias Jubarte.
“Anualmente, mais de 10 mil baleias passam pela costa capixaba, um fenômeno que muitos ainda desconhecem. Com o filme, buscamos oferecer uma nova perspectiva sobre a vida marinha e as mudanças climáticas, promovendo maior conscientização sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente”, disse, a proponente Leandra Carla Moreira dos Santos.
A palestra, que não requer inscrição prévia, será uma oportunidade única para os estudantes conhecerem mais sobre as possibilidades da produção audiovisual em realidade virtual.
O evento contará com a presença dos palestrantes Gustavo Moraes, diretor e roteirista, Leandra Moreira, produtora, e Juliano Calil, cientista sênior e piloto de drones, que participará de forma online diretamente da Califórnia.
“A classificação é livre, e esperamos que essa experiência inspire os alunos a se engajar mais com a cultura marítima e as questões ambientais”, completa Leandra.
A palestra é uma contrapartida do projeto “Nunca Vi Nada Igual”, que mescla cultura marítima com acessibilidade e proporciona uma experiência imersiva em um passeio virtual a pontos de avistamento de baleias.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023, que selecionou propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
Fonte : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui