Lei Paulo Gustavo é tema de palestra para alunos da rede municipal

Lei Paulo Gustavo é tema de palestra para alunos da rede municipal

Na próxima quarta-feira (30), das 13h30 às 15h30, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, localizada em Jardim da Penha, Vitória, receberá a palestra “Nunca Vi Nada Igual”. A apresentação da Lê Produções é parte do projeto homônimo, contemplado pela lei de fomento à cultura – Lei Paulo Gustavo, e destina-se a jovens e adolescentes da rede pública de ensino.

“Nunca Vi Nada Igual” é uma proposta audiovisual que resulta na produção de um curta-metragem híbrido em 360º, de aproximadamente sete minutos, que explora a rica biodiversidade marinha do Espírito Santo, especialmente a Plataforma de Abrolhos, um dos principais pontos de reprodução das baleias Jubarte.

Anualmente, mais de 10 mil baleias passam pela costa capixaba.
Anualmente, mais de 10 mil baleias passam pela costa capixaba. (ampliar)

“Anualmente, mais de 10 mil baleias passam pela costa capixaba, um fenômeno que muitos ainda desconhecem. Com o filme, buscamos oferecer uma nova perspectiva sobre a vida marinha e as mudanças climáticas, promovendo maior conscientização sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente”, disse, a proponente Leandra Carla Moreira dos Santos.

A palestra, que não requer inscrição prévia, será uma oportunidade única para os estudantes conhecerem mais sobre as possibilidades da produção audiovisual em realidade virtual.

O evento contará com a presença dos palestrantes Gustavo Moraes, diretor e roteirista, Leandra Moreira, produtora, e Juliano Calil, cientista sênior e piloto de drones, que participará de forma online diretamente da Califórnia.

Curta proporciona uma experiência imersiva em um passeio virtual a pontos de avistamento de baleias.
O curta proporciona uma experiência imersiva em um passeio virtual a pontos de avistamento de baleias. (ampliar)

“A classificação é livre, e esperamos que essa experiência inspire os alunos a se engajar mais com a cultura marítima e as questões ambientais”, completa Leandra.

A palestra é uma contrapartida do projeto “Nunca Vi Nada Igual”, que mescla cultura marítima com acessibilidade e proporciona uma experiência imersiva em um passeio virtual a pontos de avistamento de baleias.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023, que selecionou propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

Fonte : Prefeitura de Vitória