LiteraSerra: Emef Irmã Dulce recebe ilustre convidada Deborah de Mari, mentora de plataforma de empoderamento feminino na educação

LiteraSerra: Emef Irmã Dulce recebe ilustre convidada Deborah de Mari, mentora de plataforma de empoderamento feminino na educação

A Emef Irmã Dulce, em Parque Residencial de Tubarão, recebe nesta quinta-feira (19), a partir das 8h, a empreendedora social, pesquisadora e jornalista Deborah De Mari.

Ela é criadora do “Força Meninas”, uma plataforma de conhecimento que, desde 2016, busca incentivar o interesse de meninas a partir de 6 anos por carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática — áreas com muitas oportunidades, bons salários, mas pouca participação feminina.

A pesquisadora vai realizar uma roda de leitura para lançamento do livro “Vovó e o Segredo da Força das Meninas” para incentivar o interesse das meninas por carreiras em ciências, tecnologia e matemática, por meio do projeto “Steam Girls”, da Fundação ArcelorMittal.

Após o lançamento do livro, serão distribuídos quatro exemplares para todas as escolas da rede municipal de ensino da Serra.

Por meio do projeto, ela quer desenvolver uma nova geração de garotas líderes contribuindo para a diminuição da desigualdade de gênero no Brasil e no mundo. Seus programas já alcançaram mais de 52 mil alunas em 23 estados e 29 cidades de todo o Brasil.

Por sua atuação no projeto, Deborah foi vencedora do Prêmio de Direitos Humanos da Embaixada do Canadá em 2021 e entrou no Top 100 das pessoas mais influentes do mundo em políticas de gênero, da organização britânica Apolitical. Além disso, em 2020, o “Força Meninas” ficou entre os dez projetos finalistas na competição Solve MIT, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que premia iniciativas que propõem soluções para problemas globais.

Integrando a Liga Steam, o projeto “Steam Girls” foi criado pela Fundação ArcelorMittal para despertar o interesse e atrair meninas para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, nas quais a presença feminina ainda é menor que a masculina.

De acordo com pesquisas, apenas 35% dos alunos matriculados nas universidades são mulheres. O percentual é ainda menor nas áreas de engenharia e em tecnologia, não chegando a 28%.

A visita é iniciativa do programa LiteraSerra, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), a ArcelorMittal Tubarão e a Fundação ArcelorMittal.

Cortejo literário e contação de histórias

O bate-papo com Deborah será precedido por um cortejo literário. Crianças do CMEI Cora Coralina, portando um estandarte do LiteraSerra, serão recepcionadas pela Emef Irmã Dulce. Elas conhecerão a escola onde passarão a estudar no próximo ano já que estão na última etapa da Educação Infantil.

A programação segue com contação de histórias com as escritoras Joana Herkenhoff, autora de “Chapéu”, e Rafaela Camargo, autora de “A Descoberta de Alika”.

Fonte : Prefeitura da Serra