Oportunidades de emprego para o público 60+: saiba onde encontrar vagas no ES
O público 60+ está cada vez mais conquistando o mercado de trabalho. Especialista explica onde achar vagas
Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira cresceu também a vitalidade de muitos profissionais para manter suas atividades produtivas. Diante desse cenário, o mercado de trabalho possui alguns canais para recrutar trabalhadores com 60 anos de idade ou mais.
A Especialista em Pessoas, Carreira e Imagem Gisélia Freitas explica que é importante entender que estamos vivendo em uma época com grande diversidade geracional e os profissionais 60+ agregam valor estratégico de grande importância pelo repertório profissional e o acúmulo de conhecimento.
“Reter esse profissional é muito importante, assim como é importante manter-se em um emprego que possa agregar valor, aumentar a renda e se sentir útil não só para a sociedade, mas para sua família e para a vida”, analisou a especialista.
As vagas mais comuns, segundo ela, para o público 60+ são:
– Atendentes de Loja: Trabalho em atendimento ao cliente, onde a experiência é valorizada.
– Telemarketing: Muitas empresas contratam para atendimento a clientes, especialmente com horários flexíveis.
– Serviços Administrativos: Funções que podem incluir recepção, entrega de correspondências ou apoio administrativo.
– Consultoria: Algumas pessoas aposentadas utilizam sua experiência anterior para atuar como consultores em suas áreas de expertise.
– Workshops e Aulas: Se possuem habilidades específicas (culinária, artesanato, etc.), podem dar aulas ou workshops.
Gisélia orienta ainda que fazer cursos online pode ajudar a aprimorar habilidades e aumentar a competitividade. Outra dica é o Networking em que é possível participar de grupos e associações. Isso pode abrir portas e aumentar as chances de conseguir uma vaga. “Esses recursos e oportunidades podem fornecer um bom ponto de partida para pessoas com 60 anos ou mais que desejam voltar ao mercado de trabalho”.
Onde buscar emprego:
Agências de Emprego: Algumas agências têm programas específicos voltados para a inclusão de pessoas mais velhas no mercado de trabalho. Exemplos incluem:
SINE (Sistema Nacional de Emprego): Oferece apoio na busca de vagas. Algumas agências possuem programa específico para selecionar público 60+
Plataformas Online: Websites como:
LinkedIn: Onde é possível criar um perfil e buscar vagas específicas.
InfoJobs e Catho: Muitas vagas são abertas para diferentes faixas etárias.
Organizações e ONGs: Algumas organizações sociais oferecem cursos e suporte para reentrada no mercado de trabalho, como:
Ação Social da Igreja: Algumas igrejas têm programas de ajuda à inserção profissional.
Institutos de Formação: Que oferecem cursos voltados a pessoas mais velhas.
Feiras de Emprego: Eventos que reúnem diversas empresas e candidatos, muitas vezes focados em inclusão.
Fonte : ES 360
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui