Padrão de qualidade na alimentação escolar de Vitória garantido por Pazolini
Os estudantes da capital capixaba estão em recesso, mas a preparação para ofertar o melhor na rede pública municipal de educação continua. Nesta terça-feira (16), mais merendeiras participaram de um curso de formação que inclui palestras e atividades focadas em garantir a segurança alimentar nas escolas.
A formação aborda temas como o controle de estoque, preparação e higienização dos alimentos, além de segurança do trabalho, tudo pensado para proporcionar uma alimentação adequada e segura para todos os estudantes e profissionais da rede.
Os benefícios do treinamento são diversos, como afirmam duas das merendeiras participantes. Débora Matos de Medeiros destaca: “Sentimos satisfação por perceber nossa importância no processo. Com o treinamento da empresa e o apoio da Prefeitura de Vitória, estamos juntos para oferecer uma boa alimentação às crianças, garantindo refeições seguras e de qualidade todos os dias. Isso nos traz tranquilidade até como mães, ao saber que, enquanto estamos trabalhando, nossos filhos estão sendo bem alimentados na escola”.
Kelly Farias Ramos complementa dizendo sobre a constante aprendizagem proporcionada pela formação: “A cada curso, aprendemos algo novo, o que enriquece nosso trabalho diário”.
Ao todo, 400 merendeiras passarão pelo treinamento, realizado duas vezes ao ano durante os recessos e férias escolares, pela Coordenação de Nutrição e Alimentação Escolar (Cane) da Secretaria Municipal de Educação (Seme) em colaboração com a empresa responsável pelos profissionais e o Conselho de Alimentação Escolar.
O prefeito Lorenzo Pazolini participou do evento e ressalta a importância da capacitação: “É uma alegria presenciar esse trabalho tão importante. A qualidade da alimentação passa pelo carinho de cada uma dessas profissionais, por isso prezamos pela qualidade e que elas estejam cada vez mais seguras no preparo do alimento”.
Para a subsecretária de Gestão Educacional, Fabíola Risso, garantir a capacitação das merendeiras é fundamental para que a cidade continue oferecendo uma alimentação de qualidade.
“O município de Vitória é referência no atendimento e na qualidade da merenda escolar. Toda a merenda oferecida às nossas crianças e estudantes é totalmente produzida no ambiente escolar. Garantir esse processo formativo das nossas merendeiras assegura tanto a segurança delas no trabalho quanto a oferta de uma alimentação saudável e de qualidade para todas as nossas crianças e estudantes”, afirma a subsecretária.
Alimentação escolar
Proporcionar uma alimentação balanceada e de qualidade é prioridade em Vitória. A Educação do município conta com uma equipe técnica de nutricionistas na Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), equipe da Gerência de Gestão Escolar (GGE), que são responsáveis por definir o que será servido aos estudantes na chegada à escola. Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.
Os nutricionistas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios. Eles orientam quanto à importância e à necessidade de seguir as normas sanitárias vigentes para garantir a qualidade e a segurança alimentar em todo o processo da alimentação escolar.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui