Parlamentares da Frente da Saúde definem as prioridades do Espírito Santo
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Capixaba realizou, nesta segunda-feira (3), sua primeira reunião. O foco foi traçar seus objetivos. O presidente do colegiado, deputado Pablo Muribeca (Patri), afirmou que entre as prioridades estão a promoção do diálogo entre população e agentes públicos, a humanização no SUS e a redução da judicialização dos serviços de saúde.
“As prioridades são muitas, até porque o tempo corre contra a saúde. Temos uma demanda reprimida enorme no sistema de saúde. Vemos muitas demandas não só nos municípios, mas no estado também. Queremos com a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Capixaba dar voz às pessoas, dar voz aos políticos. Defender quem, no final, defende a acessibilidade ao Sistema Único de Saúde”, ressaltou Muribeca.
Eixos de trabalho
Como eixos de trabalho, a frente atuará em prol da abertura da ala pediátrica, centro cirúrgico e leitos intensivos e semi-intensivos do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra.
Outros temas eleitos são as políticas de atenção às gestantes, parturientes e puérperas; o risco de retorno da poliomielite no estado; e o Plano Estadual de Saúde integral da população negra. A frente também deve avaliar as boas práticas, no estado, do programa Humaniza SUS, analisando a qualidade dos serviços ofertados nos hospitais estaduais.
Além disso, o colegiado fará indicação ao governo do Estado para a criação do Mamãe Capixaba, programa social para atender mães de recém-nascidos que comprovadamente estejam em situação de vulnerabilidade econômica e não possuam o “básico” para sair da maternidade.
A população também participou do encontro. Rafael Moraes Santos tratou das demandas de saúde do município da Serra e Mateus Ribeiro de Oliveira Martins abordou as dificuldades para obter atendimento em Vila Velha.
Compuseram a mesa o deputado Zé Preto (PL), secretário-executivo da frente parlamentar; e os vereadores da Serra Anderson Muniz (Podemos), Darcy Júnior (Patri) e professor Artur Costa (Solidariedade).
Fonte: Ales.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui