Parlamentares se unem na Assembleia Legislativa para elaborar um plano estratégico inovador

Parlamentares se unem na Assembleia Legislativa para elaborar um plano estratégico inovador

De olho no futuro, parlamentares receberam, economista Rafael Furlanetti, o ministro do TCU Antonio Anastasia e conselheiros do TCE-ES para traçar metas dos próximos anos.

Nesta segunda-feira, 4, o presidente da Assembleia Legislativa do ES, deputado Marcelo Santos, deu continuidade ao Planejamento Estratégico do Poder Legislativo. Foi a primeira vez que os deputados se reuniram com o propósito de discutir e estabelecer metas para realizar reformas estruturais, garantir transparência nos processos e a informatização dos sistemas. O evento contou com a participação de deputados estaduais, do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, do Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamoun, e dos conselheiros Sérgio Aboudib, Carlos Ranna, Luiz Ciciliotti e Domingos Taufner, além do economista capixaba sócio e fundador da XP Investimentos, Rafael Furlanetti.

O presidente Marcelo Santos expressou seu entusiasmo com esse esforço colaborativo inédito, declarando: “É a primeira vez que a Assembleia Legislativa se une num objetivo único de elaborar esse planejamento estratégico com profissionais qualificados e experientes. Isso é crucial para darmos o pontapé inicial nesse planejamento. E como costumo dizer, o planejamento é fundamental, precisamos definir metas, identificar os obstáculos para alcançar o resultado desejado, que é aprimorar a atuação do Poder Legislativo para elevar seus padrões de qualidade e eficácia em prol dos capixabas. Com o Planejamento Estratégico da ALES queremos promover um diálogo amplo com a população capixaba, mostrando os limites e papéis de cada poder do estado, além de buscar soluções inovadoras para enfrentar os desafios futuros”.

O evento contou com a participação do capixaba Rafael Furlanetti, sócio-fundador da corretora de investimentos XP, que enfatizou a importância deste planejamento em um momento de mudança. Ele questionou sobre o futuro do Espírito Santo após o término da guerra fiscal e como o Estado se posicionará diante do novo cenário do mercado petrolífero global. “Com 78 municípios e diversas lideranças comunitárias, é crucial reunir essas demandas para transformá-las em projetos que participem ativamente na construção política e no desenvolvimento do estado”.

Outro palestrante do evento foi Leonardo Carrareto, especialista em inovação, futuro e desenvolvimento de negócios, que integra projetos da NASA. Carrareto discorreu sobre inovação e disrupção, trazendo insights valiosos para o desenvolvimento estratégico do Espírito Santo.

Homenagem
Ao final dos trabalhos, foi feita uma homenagem especial: a entrega da comenda Domingos Martins, na ordem Grã-Cruz, ao Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, em reconhecimento ao seu compromisso e contribuição no cenário político e legislativo.

Lisonjeado com a homenagem, o Ministro Anastasia expressou seu profundo agradecimento e reconhecimento à iniciativa do presidente Marcelo Santos e dos demais deputados por concretizarem esse planejamento estratégico inovador. Ele ressaltou a grandiosidade dessa ação pioneira na história, enfatizando a importância crucial do planejamento para o futuro. Além disso, o Ministro destacou o vínculo especial com o estado, mencionando que compartilha o mesmo dia de nascimento do herói capixaba Domingos José Martins, natural de Itapemirim, figura notável que liderou a Revolução Pernambucana e foi fuzilado em 12 de junho de 1817 na Bahia. O Palácio Domingos Martins, sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, é uma homenagem perene a esse ilustre personagem da história capixaba.

Fotos – Bruno Fritz e Antônio Carlos Tonico