Parque Estadual de Itaúnas promove capacitação para Guias Ambientais

Parque Estadual de Itaúnas promove capacitação para Guias Ambientais

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado em Conceição da Barra, está realizando o curso de Condutores Ambientais. A formação visa a capacitar as pessoas para prestar serviço de condução ambiental nas trilhas do parque e em outras áreas naturais protegidas. As aulas acontecem às terças-feiras e quintas-feiras, na sede do Parque.

O curso teve início na última semana e vai ter duração de três meses, com 33 encontros durante o período, totalizando 136 horas de capacitação. Ao todo, são 30 participantes. “A qualificação é uma oportunidade de geração de renda para os participantes, já que o ecoturismo é uma atividade crescente em todo o Estado. Também é importante que possamos ter cada vez mais parceiros e aliados apoiando em nossa gestão”, disse a gestora do Parque Estadual de Itaúnas, Juliana Coura.

Após a capacitação, os novos condutores vão poder se cadastrar para atuar no PEI e também poderão prestar serviços em outras Unidades de Conservação Estaduais e áreas naturais. “Para isso, basta que realizem complementações sobre os locais de interesse, conforme solicitado pelas respectivas administrações”, explicou Juliana Coura.

“O conteúdo é de extrema relevância para que possamos ter uma bagagem de conhecimento sobre a história e a cultura do parque. Sou pedagoga do município de Conceição da Barra e já participo de outros projetos sustentáveis, tendo o objetivo de atuar como condutora ambiental e compartilhando essas informações de maneira clara e objetiva para os visitantes e turistas da região”, disse a aluna do curso Zoziane Bernardo.

O curso é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Parque Estadual de Itaúnas, com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Fonte : Governo do Estado