Pazolini anuncia corte de 20% em cargos comissionados em Vitória
Entrevista com o novo prefeito foi ao ar no Bom Dia ES desta segunda-feira (4)
Saiba quais são as propostas do novo prefeito de Vitória
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciou cortes em cargos comissionados e ações para melhorar a segurança do município. A entrevista com o novo prefeito foi ao ar no Bom Dia ES desta segunda-feira (4).
Pazolini destacou que os grandes desafios para os primeiros 100 dias de governo são o controle da pandemia de coronavírus, a retomada das aulas e o aumento da qualidade de vida da população com ações nas áreas de assistência social e segurança pública.
Redução de gastos
Pazolini estabeleceu a criação de um Comitê de Controle de Gastos Públicos (CCGP) na edição extra do Diário Oficial no último sábado (2). O CCGP será composto pelos secretários municipais de Governo, Fazenda e Gestão.
O decreto ainda definiu que, para conter as despesas de 2021, os órgãos com administração direta e indireta pela Prefeitura deve cortar 20% dos cargos comissionados e em regimes de designação temporária e também 20% das despesas com locação e aquisição de veículos, telefonia, custeio, contratos de vigilância, limpeza e conservação.
De acordo com Pazolini, a ação foi tomada porque o município, apesar do orçamento de quase R$ 2 bilhões, tem baixa capacidade de investimentos com recursos próprios. A redução de custeio e pessoal não se aplica às áreas de saúde, educação e segurança.
Centro
Como parte do objetivo de reduzir o custeio, Pazolini informou que há intenção de levar equipamentos públicos, autarquias, fundações e sedes da Prefeitura para o Centro de Vitória.
A ação também tem a intenção de contribuir com a revitalização do Centro com o aumento da circulação de pessoas.
O prefeito também informou que o bairro terá reforço em ações de assistência social com pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.
Segurança
O prefeito informou que vai aumentar a presença da Guarda Municipal nas ruas do município.
Desde que Pazolini foi empossado, na última sexta (1º), a Guarda realizou operações nos três primeiros dias do ano.
Mobilidade urbana
Como parte da promessa de campanha, o prefeito informou que a previsão é desativar a Linha Verde, faixa exclusiva para transportes coletivos e veículos com ao menos três pessoas na Avenida Dante Michelini, até o final de janeiro.
Depois disso, Pazolini disse que vai abrir um debate com a população e técnicos da Prefeitura sobre o melhor modelo a seguir.
Fonte: G1
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui