Pazolini, Cris e lideranças comunitárias visitam obras da praça Getúlio Vargas e do Mirante do Porto

Pazolini, Cris e lideranças comunitárias visitam obras da praça Getúlio Vargas e do Mirante do Porto

Vitória tem obras de requalificação em andamento em vários locais da cidade. O objetivo é sempre garantir a mobilidade, a qualidade de vida e a dignidade para os munícipes e visitantes. A manhã desta terça-feira (1º), foi marcada por visitas técnicas às obras da Praça Getúlio Vargas e da construção do Mirante do Porto.

Na praça Getúlio Vargas, o projeto atende tanto aos moradores da região quanto aos frequentadores que utilizam o espaço para descanso do trabalho e passagem. O objetivo é aproximar a praça e o mar, na baia de Vitória, e também favorecer a realização de atividades comerciais no seu entorno, de modo a ampliar a frequência no local.

A intervenção visa promover acessibilidade, melhorar espaços livres, valorizar a paisagem da baía, conectar percursos de mobilidade ativa e prevê a abertura da rua Aristides Campos para o fluxo viário desde a Avenida Princesa Isabel até a Avenida Beira Mar. As obras integram a política de requalificação da área Central de Vitória e o Projeto Vitória de Frente para o Mar.

Já o Mirante do Porto tem como objetivo oferecer um espaço para contemplação e descanso na borda da baía de Vitória com uma área de arquibancada alagável, que propícia um maior contato com a paisagem composta pelo Penedo, navios e embarcações que navegam pela baía.

A área será qualificada para acolher melhor a conexão entre o transporte público e as bicicletas do Bike Vitória. Para isso serão promovidas melhorias na estrutura de parada de ônibus existente, na localização das bicicletas e no trecho de ciclovia existente, além da melhoria na iluminação pública do local. As obras foram contratadas por R$ 6.166.000,00 com prazo de conclusão de 18 meses.

Visita
O prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou as visitas e falou sobre a importância das intervenções para a cidade. “Estamos ressignificando a Praça de Getúlio Vargas. Uma obra que valoriza o espaço de contemplação e os encontros das pessoas. Além disso, Vitória vai ganhar o mirante do Porto, que vai trazer visitantes, gerando renda e oportunidades. Essa obra de restauro é importante porque ela devolve a cidade o equipamento público de qualidade, mas também devolve as pessoas uma crença que a presença do poder público faz a diferença na vida das pessoas e muda de fato a cidade”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Pazolini lembrou das obras já concluídas na região, como o Museu do Negro, o restauro do viaduto Caramuru e as obras previstas, como a reurbanização da avenida Beira-Mar e de ruas históricas. “Estamos retomando o protagonismo do Centro na vida comercial da cidade, sem perder a qualidade de vida dos que aqui residem”, disse.

“Por muitos anos minha papelaria foi aqui no Centro. Então acompanhei a perda que o Centro da cidade sofreu. Mas estamos trabalhando para retomar a ocupação dessa região. Nós temos em andamento dois planos: um que avaliou todos os imóveis desocupados. Identificamos os que poderão ter habitação social e os com vocação comercial. Temos ainda o plano estratégico do Centro da Cidade, que será apresentado ainda nesta semana”, explicou a vice-prefeita Cris Samorini.

O vereador professor Jocelino ressaltou a disposição da administração municipal em conversar sobre as necessidades do Centro. “Os moradores do Centro agradecem a oportunidade de acompanharmos esse processo, que é um processo de transparência, mostrando os investimentos que estão sendo feitos aqui. Contem conosco para acompanharmos o desenvolvimento da cidade. O que é bom para a cidade e para o povo vai ter a nossa participação, vai ter nosso apoio. Esse é o nosso objetivo enquanto vereador”.

Morador do Centro, o professor Wallace Bonicelli agradeceu a todos os envolvidos na realização da obra.a