Pazolini e Cris Samorini Mandam Cozinhas Móveis e Carretas com 7 Toneladas de Ajuda para o Sul do Espírito Santo e Caparaó

Pazolini e Cris Samorini Mandam Cozinhas Móveis e Carretas com 7 Toneladas de Ajuda para o Sul do Espírito Santo e Caparaó

Vitória e a Federação das Indústrias – FINDES estão mobilizadas para apoiar os municípios afetados pelas fortes chuvas do último fim de semana. Nesta quarta-feira (27), por volta das 8h30, a Prefeitura e a FINDES enviaram dois caminhões com 7 toneladas de alimentos, água mineral, colchões, fraldas geriátricas, produtos de limpeza doméstica e de higiene pessoal para serem distribuídos no Sul do Espírito Santo e Caparaó.

E a carreta Cozinha Capixaba, do projeto QualificaVix Comunidades, foi enviada para a mesma região com estoque de macarrão e molhos suficientes para o preparo, inicialmente, de 5 mil quentinhas.

Outro caminhão já está sendo carregado com 6 toneladas de doações, incluindo enxadas, pá e botas; roupas e calçados em boas condições de uso e já separados para criança e adultos, homens e mulheres. Também serão enviados materiais para atuação dos profissionais de Saúde e medicamentos.

A ação é realizada em conjunto com a FINDES, Sindipães, Shopping Vitória e com a Câmara Municipal e é o resultado da campanha de arrecadação de donativos iniciada no sábado (23). O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a presidente da Findes, Cris Samorini, acompanharam a saída do comboio, pela manhã, no Tancredão.

Mobilização e empatia

“A cidade toda se mobilizou em solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas no Sul do Estado. Recebemos ajuda de moradores, de empresários e de diversas organizações, demonstrando empatia e solidariedade. Nós, como Prefeitura, estamos orgulhosos de puxar esta corrente do bem e poder levar esse apoio a quem mais precisa neste momento”, disse Pazolini.

Diferentes setores da Prefeitura estão envolvidos na ação. “Cada secretaria municipal disponibiliza o que pode, como materiais, equipes e espaços para recebimento das doações, resultando nessa grande mobilização”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Sidneia dos Santos Assis.

Ela destaca os caminhões disponibilizados para o transporte dos donativos: um foi cedido pela Secretaria de Educação (Seme) e outro pela Defesa Civil. Além disso, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) alterou o início das aulas dos novos cursos programados para a Carreta Cozinha Capixaba para contribuir com a produção de alimentos frescos e de qualidade para as populações afetadas.

“Neste momento, há muita dificuldade para preparação de refeições. Muitas famílias não têm como cozinhar os alimentos que recebem de doação. A Cozinha Capixaba vai auxiliar nessa situação, à medida da necessidade e das possibilidades, preparando refeições de qualidade para quem precisa”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.