Pessoas em situação de rua ganham destaque no Grito dos Excluídos
O Dia da Independência, no próximo sábado (07), será marcado por manifestações em todo o país contra a fome, a desigualdade e a degradação do meio ambiente
Em Vitória e em outras quatro cidades do Estado, o próximo sábado será marcado por protestos e mobilização nas ruas, em torno da 30ª edição do Grito dos Excluídos (as). Neste ano, o ato tem como lema “Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”.
Os 30 anos de resistência do Grito dos Excluídos (as) serão comemorados nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Aracruz, Colatina e Vitória, onde haverá atos nas ruas para questionar a desigualdade, a fome, os preconceitos e os desastres climáticos em todo o mundo.
Na capital capixaba, um grupo de pessoas em situação de rua participará do ato carregando carrinhos de coleta de recicláveis, como forma de caracterizar um pouco do trabalho que realizam. Eles também farão momentos de reflexão e denúncia sobre as dificuldades enfrentadas, como a invisibilidade de quem está na rua.
A organização do Grito dos Excluídos em Vitória (ES) planejou um momento de oração e mística às 8h30, na Praça Portal do Príncipe, próxima à 2ª Ponte. Depois acontece a caminhada até a praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O encerramento contará com danças típicas do congo e capoeira.
O Pe. Kelder Brandão, coordenador do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, entidade que atua na organização do Grito, lembrou a importância do momento.
“Romper o individualismo e a indiferença com o próximo e com o planeta onde habitamos é o que nos propõe o tema da última Campanha da Fraternidade. É na amizade, companheirismo e cuidado com o que é bom para o próximo que construímos dia a dia a possibilidade de um outro mundo”, destacou.
“O Grito é um grande momento para os cristãos católicos e não católicos exercitarem a fé em ação. Ele faz parte de um chamamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a nossa atitude prática de busca por um Brasil mais igual”, relembrou Giovanni Livio, coordenador do Fórum Igrejas e Sociedade em Ação.
A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu no contexto da 2ª Semana Social Brasileia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e foi inspirada no tema da Campanha da Fraternidade de 1995: “Fraternidade e Excluídos”.
🗓️ INFORMAÇÕES
30º Grito dos Excluídos e Excluídas
Dia 7 de setembro
Concentração: 8h
Local: Portal do Príncipe, Ilha do Príncipe, Vitória (ES)
Encerramento: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Previsão de término: 11h30
Fonte : ES 360
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui