Prefeitura de Vila Velha reforça apoio às famílias acolhedoras com reajuste no benefício

Prefeitura de Vila Velha reforça apoio às famílias acolhedoras com reajuste no benefício

Um importante passo foi dado para fortalecer o Programa Família Acolhedora em Vila Velha. A Câmara Municipal aprovou nesta semana o aumento do auxílio financeiro mensal, que passou para um salário mínimo, ou seja, R$ 1.518,00. Antes, a contribuição era 60% desse montante.

O valor é por criança ou adolescente acolhido, e será repassado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha à família acolhedora, visando ao custeio dos gastos relativos às necessidades dos acolhidos.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, o auxílio financeiro será custeado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (FIA), bem como por doações e outras parcerias.

“Este auxilio é fundamental para os custeios mensais da família acolhedora com a criança ou adolescente que estará provisoriamente em seu lar. Foi um passo importante na atualização e modernização do programa no município,” disse a secretária.

Acolhimento e não adoção

O Programa Família Acolhedora não é um processo de adoção e sim de acolhimento em um determinado prazo. As Famílias Acolhedoras ficam, temporariamente, em suas residências, com crianças e/ou adolescentes que estão em medida de proteção, oferecendo-lhes cuidado, proteção integral, convivência familiar e comunitária.

O Acolhimento em Família Acolhedora oportuniza que a crianças e adolescentes possam reorganizar sua realidade, ampliar suas expectativas e planos futuros com auxílio de figuras de referência, inserido em um ambiente familiar de apoio, aprendizagem e trocas afetivas. É um contexto provisório, mas que contribui favoravelmente para o desenvolvimento saudável desses indivíduos.

Os principais requisitos que a família interessada em participar do serviço de acolhimento deve preencher são: os responsáveis familiares serem maiores de 25 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; não constar no cadastro nacional de adoção; ter a concordância de todos os membros da família que moram no mesmo domicílio; residir em Vila Velha, entre outros critérios.

Mais informações pelo Programa Família Acolhedora em Vila Velha podem ser obtidas pelos telefones (27) 3149-7508 e (27) 99269-3277 pelo WhatsApp.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha