Previsão do Tempo: Frio Chega ao Espírito Santo em Breve; Confira a Data

Previsão do Tempo: Frio Chega ao Espírito Santo em Breve; Confira a Data

A reta final de março será marcada pela chegada de duas frentes frias, que vão alterar as condições atmosféricas em diversas regiões do Brasil. De acordo com a Climatempo, esses sistemas meteorológicos podem trazer o primeiro pico de frio do ano, com destaque para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, a partir da primeira semana de abril. No Espírito Santo, embora o impacto seja mais suave, o estado também sentirá as consequências dessa mudança no tempo.

A primeira frente fria se forma nesta sexta-feira (28), ao largo do litoral de Santa Catarina. Esse sistema será de menor intensidade e se deslocará rapidamente para o oceano, mas já provocará um aumento na umidade e mudanças nos ventos, especialmente no Sul do país.

A segunda frente fria, mais forte, é esperada para segunda-feira (31), entre a Argentina e o Uruguai. O ar polar se intensificará e provocará queda nas temperaturas, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte do Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso.

E quanto ao Espírito Santo? Quando o frio chega por aqui?

A chegada do ar frio também afetará o Sudeste, incluindo o Espírito Santo. Contudo, a mudança no estado será mais demorada e com menos intensidade. Segundo a Climatempo, espera-se que as temperaturas comecem a cair no Espírito Santo a partir do primeiro fim de semana de abril, entre os dias 5 e 6. Embora a queda de temperatura seja notada, os meteorologistas indicam que não haverá um frio extremo neste período. A expectativa é de que as temperaturas fiquem ligeiramente abaixo da média, proporcionando dias mais frescos, típicos do outono.

Fim do verão e início do outono

Com a chegada das frentes frias e do ar polar, o clima quente do verão começa a dar lugar ao padrão do outono. Nos estados do Sul e em partes do Sudeste, a mudança de temperatura será mais perceptível logo no início de abril. No Espírito Santo, a transição será gradual, mas representará a chegada da primeira massa de ar frio do ano.