Projeto de iniciação científica no Ifes de Cariacica conta com a participação de estudantes da Emef Manoel Mello

Projeto de iniciação científica no Ifes de Cariacica conta com a participação de estudantes da Emef Manoel Mello

Uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seme) com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem levado conhecimento científico a estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, de Vila Palestina. A iniciativa faz parte do projeto de Alfabetização Científica do Ifes de Cariacica.

O programa é desenvolvido com alunos do 5º, 6º e 7º anos da Emef e consiste em desenvolvimento de atividades semanais, divididas entre experimentos na área de física e química. Segundo a coordenadora do projeto, Roberta Cheachetto Salles, os experimentos são desenvolvidos a partir do conhecimento prévio dos alunos.

“Os experimentos foram pensados e preparados respeitando a idade e série dos alunos, usando materiais que, em sua maioria, estão presentes no dia a dia dos alunos para estimular a utilização de conhecimentos previamente adquiridos”, explicou.

Aprendizado

A professora do Emef Érica Marim Scalzer destaca a importância do projeto para o processo de aprendizagem dos estudantes.“Durante as atividades desenvolvidas no Ifes os estudantes têm a oportunidade de aperfeiçoar alguns conteúdos vistos em sala de aula, colocando na prática conteúdo”, disse.

A aluna do 6º ano Brendha Gomes Souza disse o que achou das experiências aprendidas durante o projeto. “Achei muito interessante as experiências desenvolvidas na aula de hoje”, disse.

“Essa parceria, além de permitir um aprendizado prático do conteúdo trabalhado em sala de aula, incentiva os alunos a buscarem novos horizontes, vivenciando experiências que contribuam para despertar o desejo de se aprofundar nas áreas de conhecimento nas quais tenham interesse”, acrescenta a diretora da EMEF Manoel Melo, Racielli da Penha Almonfrey.

 

“Essa parceria, além de permitir um aprendizado prático do conteúdo trabalhado em sala de aula, incentiva os alunos a buscarem novos horizontes, vivenciando experiências que contribuam para despertar o desejo de se aprofundar nas áreas de conhecimento nas quais tenham interesse”, acrescenta a diretora da Emef Manoel Melo, Racielli da Penha Almonfrey.

 

“O projeto estimula a criatividade, curiosidade e encantamento dos alunos com o ambiente educacional. A manipulação dos materiais e práticas geram oportunidades de conhecimentos por meio de análises reflexivas e propositivas fortalecendo possibilidades no processo de aprendizagem e suscitando sonhos”, disse.

Fonte: Prefeitura de Cariacica.