Saúde da Serra oferece o programa de hanseníase na rede municipal

Saúde da Serra oferece o programa de hanseníase na rede municipal

O Dia Mundial da Hanseníase, marcado pela campanha Janeiro Roxo, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS)  foi celebrado no último domingo de janeiro. Neste ano, no dia 29.  Na Serra, o mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase foi formalizado no dia 6 de dezembro de 2019, através  pela Lei Municipal nº 5.120, tendo como símbolo um laço de cor roxa.

A hanseníase é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.

Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.

A Saúde da Serra tem o Programa de Hanseníase, com atendimento especializado e disponível para toda a população nas seis Unidades Regionais de Saúde. São elas: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede.

Assim como acontece com os outros programas oferecidos pela Prefeitura da Serra, o acesso ao programa é realizado em todas as Unidades de Saúde. O paciente que apresentar sinais e sintomas suspeitos deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Durante o ano de 2022 foram atendidos no município 72 casos confirmados da doença. Uma  das principais estratégias de detecção de casos é a busca ativa dos contatos de todo​s os casos​ confirmados, rastreando assim toda a família que teve  convívio com o doente.

Equipes de saúde se mobilizam em ações de orienação sobre a doença

Durante esta semana, as equipes de Saúde da Serra não só decoraram os serviços na cor roxa como, também, algumas delas estão promovendo roda de conversa entre outras ações com os pacientes.

Na terça (31), das 7h às 13 horas, vai acontecer uma roda de conversa com pacientes. Também será disponibilizado para os pacientes os formulários para o preenchimento. Essas ações visam chamar a atenção das pessoas para a doença.

 

Fonte: PMS