UFES Conclui o IV Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: Reflexões para uma Cidadania Sustentável e Crítica

UFES Conclui o IV Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: Reflexões para uma Cidadania Sustentável e Crítica

Termina hoje na Universidade Federal do Espirito Santo(UFES) quarto Congresso Internacional de Criatividade e Inovação(CICI) que tem como tema Criatividade e Inovação 4.0: poética ,ética e crítica para a recriação da cidadania.

O evento,que está ocorrendo no Centro de artes da Ufes, tem por finalidade refletir sobre os princípios plurais da criatividade para a inovação, ativando e atualizando pesquisas das mais diferentes áreas do conhecimento e contando com a presença de profissionais que se comprometem com a poética ,ética e critica para a recriação da cidadania em uma sociedade sustentável.

O CICI é uma construção multidisciplinar, de natureza científica e técnica, que constitui um espaço para discussão e disseminação de conhecimento a ser aplicado também em práticas no mercado de trabalho. é aberto a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de formação e atuação profissional.

Organizado desde 2011 pela Associação Brasileira de Criatividade e Inovação ,CRIABRASILIS, reune na universidade, pesquisadores de referência mundial sobre o tema, oriundos das mais diversas instituições do Brasil, Uruguai, Mexico, Estados Unidos, Portugal, Malta, Irlanda, França e Arábia Saudita.

As discussões do evento partem do principio de que a inovação, com todo o seu potencial de impacto econômico, social , ambiental e comportamental, não existe sem a criatividade, que é a capacidade de gerar ideias novas e relevantes, que permitem a solução de um problema.

Os debates, em diferentes formatos, estarão focados em 4 áreas distintas: criatividade e inovação na educação, na saúde, nas artes e nas instituições e comunidades.
Durante os três dias de evento, as atividades do quarto CICI estarão distribuídas em 7 conferencias ,7 mesas redondas,12 minicursos e 10 sessões de comunicação obras de resultado de pesquisas.

Livros

Ainda na extensa programação do congresso, foram lançados 3 livros, que trarão luz á presença e ao impacto da criatividade nas diferentes esferas da vida.

As obras que foram lançadas , reforçam que a criatividade é uma competência que pode e deve ser desenvolvida e está presente desde as ações mais ordinárias e comuns da vida cotidiana até grandes feitos de inovação

Os autores das três obras apresentadas estão presentes no evento e participaram de uma sessão de autógrafos.
Obras: “intuição e criatividade na tomada de decisões”, Stela Maris Sanmartin e Ana Abrantes(2017).

“mulheres brasileiras criativas: contribuições marcantes no mundo feminino”, Eliana Santos de Farias e Solange Wechler

Stela Maris Sanmartin

“Economia +criatividade=economia criativa ” Luis Alberto Machado, Mauricio Andrade de Paula, Ana Paula Lacovino Davila e Sonia Helena Santos.

Exposição

O quaro CICI conta também com uma exposição na galeria da Universidade Federal do Espitrito Santo, a GAP, tendo como titulo: criAtivação, trazendo resultados de processos de ativação criativa.

Marcos Graminha

Trata-se da expressão artística do exercício criativo de artistas,pesquisadores e professores do GEPCE (grupo de extensão e pesquisa em criatividade,educação e arte,vinculado a ufes).

Desde 2018 o grupo estuda teorias da criatividade e processos criativos, observa e discute aplicações na educação ,sob a liderança da professora doutora Stela Maris Sanmartin.

A curadoria da exposição, ficará por conta da artista visual Regina Lara ,pesquisadora e professora do programa de pós graduação em educação, arte e historia da cultura da universidade presbiteriana Mackenzie(UPM)

A vernissage ocorreu ontem, dia 13/11 as 18:30 na GAP.