Vila Velha ganhará novo corredor de ônibus com investimento de R$ 143 milhões
O projeto do corredor de ônibus que vai conectar a Terceira Ponte ao corredor da Avenida Carlos Lindenberg teve seu termo de compromisso firmado nesta quinta-feira (19/12), entre a Prefeitura de Vila Velha e o Ministério das Cidades. O investimento superior a R$ 143 milhões será integralmente financiado por repasse a fundo perdido do Orçamento Geral da União (OGU), sem exigência de contrapartida financeira do Município.
Este projeto faz parte da proposta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, que foi selecionada no programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Mobilidade Grandes e Médias Cidades, coordenado pelo Ministério das Cidades. Vila Velha foi a única cidade capixaba contemplada com recursos.
O corredor exclusivo para ônibus prevê a implementação de um eixo de 7,5 quilômetros, conectando o Terminal de Vila Velha à Avenida Carlos Lindenberg, otimizando o transporte público e beneficiando milhares de passageiros diariamente.
Será construída uma ciclovia de 3 km ligando o Terminal de Vila Velha ao Terminal Aquaviário da Prainha, além de calçadas para pedestres, incentivando o transporte ativo e seguro.
Uma passarela será instalada nos pontos de maior movimentação, garantindo travessias seguras e acessibilidade. O projeto incluirá estações de passageiros, abrigos, sistemas de sinalização e uma Central de Controle Operacional, assegurando eficiência e segurança no sistema de transporte.
Com essa estruturação, estima-se atender a uma demanda de 62 mil passageiros diários, promovendo a integração entre ônibus municipais, metropolitanos, ciclovias e transporte aquaviário.
Equipe
Segundo a secretária da pasta, Adriana Miguel Peixoto, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, se mobilizou para atender os requisitos necessários para a formalização do termo de compromisso e agora sua equipe técnica se debruça em planejar soluções para impactar a fluidez no transito.
“O objetivo é priorizar o transporte coletivo e ampliar a segurança e a cessibilidade para pedestres e ciclistas”, explicou a secretária.
As próximas etapas incluem a elaboração dos projetos executivos pelo município e a aprovação junto ao Ministério das Cidades; o processo licitatório para execução das obras; a autorização para início das obras pelo Ministério das Cidades e a execução das obras
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