Vitória é reconhecida com o segundo lugar no Concurso Boas Práticas pela Primeira Infância

Vitória é reconhecida com o segundo lugar no Concurso Boas Práticas pela Primeira Infância

Vitória vai receber o prêmio de segundo lugar no Concurso Boas Práticas pela Primeira Infância (BPIC) promovido pelo governo do Estado. A premiação vem após a Secretaria de Assistência Social (Semas) inscrever o Projeto Vitória da Primeira Infância de Vitória, que conta a trajetória da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) até sua sanção, ocorrida em julho deste ano. a premiação será na próxima terça-feira (19), a partir das 9 horas, no auditório do Palácio da Fonte Grande.

Com a sanção do documento, a capital se tornou o segundo município do Espírito Santo a instituir efetivamente o instrumento de planejamento de política pública, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para a garantia dos direitos das crianças de zero (0) a seis (6) anos de idade, residentes no município, para os próximos dez anos.

O PMPI é resultado da parceria da Prefeitura de Vitória e a Avante/Petrobras, realizada por meio de um Acordo de Cooperação. Essa cooperação proporcionou um percurso formativo que incluiu técnicos e gestores das diversas secretarias municipais, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares e organizações da sociedade civil; elaboração de um diagnóstico situacional da primeira infância no município; escutas das crianças; participação das famílias e das comunidades e culminou na elaboração colaborativa de um Plano Intersetorial para os próximos dez anos do município.

O plano municipal, que seguiu as diretrizes do Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI/2020-2030), aponta os caminhos técnicos e políticos para a ação efetiva do Estado pela garantia de direitos das crianças de zero a seis anos.

Os sentimentos que paiaram entre as equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Seme), da Saúde (Semus) e de Cultura (Semc) de Vitória e dos conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concav), Conselho Municipal da Assistência Social (Comasv) e do Conselho Tutelar, que fazem parte da elaboração do plano, são de orgulho e reconhecimento.

Para a representante da Comissão Intersetorial que elaborou o Plano, Clarice Imperial, servidora da Semas, a conquista do segundo lugar representa o reconhecimento de uma metodologia que fortalece a construção coletiva e traz a possibilidade de divulgação desse processo para apoiar outros municípios que desejam construir seu Plano Municipal pela Primeira Infância.

Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, a notícia da premiação que reconhece as boas práticas significa um momento histórico para o município de Vitória. Ela comentou que na capital capixaba, desde 2021, os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) trabalham para que a cidade tivesse um Plano Municipal pela Primeira Infância. E isso foi realizado de forma conjunta com as demais políticas públicas, essenciais para que o Plano tenha suas metas alcançadas.

A premiação, para a secretária, é mais um sinalizador que estão fazendo o melhor para a cidade. “Estamos fazendo o que é melhor para as crianças da nossa cidade”, disse.

O primeiro lugar ficou com o Projeto Memórias da Primeira Infância – Bom Jesus do Norte e; 3º lugar – Projeto O Brincar e a Natureza – Alfredo Chaves.

Fonte : Prefeitura de Vitória