Vitória realiza o primeiro Seminário do Programa Saúde na Escola para fortalecer políticas públicas

Vitória realiza o primeiro Seminário do Programa Saúde na Escola para fortalecer políticas públicas

Primeiro Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola
Primeiro Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola. (ampliar)
Primeiro Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola
Primeiro Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola. (ampliar)

Na perspectiva de promover cada vez mais avanços e garantir aos munícipes da capital uma educação de qualidade, a Prefeitura de Vitória realizou, nesta segunda-feira (02), o Seminário Programa Saúde na Escola. O evento ocorreu no auditório da Escola Técnica  do SUS e contou com a participação da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, de Educação, Juliana Rohsner, de Assistência Social, Cintya Silva Schulz, representantes do Ministério da Saúde, referências técnicas do Programa Saúde na Escola (PSE), diretores e profissionais das unidades de ensino e de saúde, entre outros.

A abertura do evento contou com a brilhante apresentação musical da professora Aline Pignaton, acompanhada da apresentação de dança artística da aluna Laura Subtil. Inspirada no impacto e na mensagem do filme “O Som da Liberdade”, com coreografia de Aline Charpinel, a apresentação conecta a dança a uma história de coragem e justiça. O filme, baseado na história real de Tim Ballard, narra a missão de um ex-agente do governo americano que arriscou tudo para resgatar crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia.

Aluna da 7ª série, Laura Andreatta Subtil interpretou com intensidade e técnica a mensagem central de esperança e transformação, oferecendo ao público uma experiência artística que vai além do espetáculo, ao despertar reflexões sobre empatia, justiça e o poder da ação individual em prol de um mundo mais livre e humano.

O Seminário Programa Saúde na Escola de Vitória (PSE) tem como objetivo promover o encontro entre os equipamentos públicos dos territórios, viabilizando trocas de experiências reflexivas em contexto de trabalho coletivos com vistas ao fortalecimento das ações intersetoriais que envolvem as secretarias de saúde, assistência social e educação.

Magda Lamborghini lembrou que o programa já alcançou resultados impactantes no município, como a redução em quase 33% da gravidez na adolescência, a entrega de mais de 2 mil óculos para os estudantes da rede de ensino, a disponibilização de sensores de monitoramento da glicose aos portadores de diabetes, a redução de 21% de cárie infantil e, agora, será iniciada a triagem auditiva nos alunos dentro da escola.

“Isso demonstra a importância da estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação,  saúde e assistência social, incluindo a comunidade escolar, as equipes de atenção básica, da assistência social e a educação básica pública, que colaboram com a formação integral de alunos, com ações que promovem a prevenção e a atenção à saúde, propondo o  enfrentamento de fragilidades que possam inviabilizar o desenvolvimento integral de crianças e jovens da rede pública de ensino”, destacou Magda.

A secretária Juliana Rohsner, reforçou a importância do fortalecimento da rede intersetorial. “Quando a unidade de saúde e a unidade de escola andam juntas, é tudo maravilhoso. Quando a gente tem os encontros de rede que estão sendo potencializados e juntos a gente discute o caso de uma pessoa. A educação não pode e não deve ser vista isoladamente; ela precisa estar em sintonia com outras áreas, como a saúde e a assistência social, para que possamos atender verdadeiramente às necessidades da comunidade. Quero reconhecer o trabalho de cada um de vocês. Essa aproximação que a gente tem na busca por soluções e pelo cuidado, tem feito a diferença na ponta. Nós reconhecemos os desafios, mas o primeiro passo pra solucionar é conhecê-los”, falou.

Na ocasião, também foi realizada a palestra “A importância do trabalho intersetorial para a promoção do cuidado e proteção ao escolar: desafios e potencialidades”, ministrada pelas  representantes do Ministério da Saúde, Gracielly Alves Delgado e Caroline da Silva Moreira.

Sandra do Carmo Cabral Bermudes, coordenadora do Programa Saúde na Escola, falou sobre a implantação do programa e sobre a importância do Seminário.  “O município de Vitória aderiu ao Programa em julho de 2023. Desde então, cada escola indicada passou a ter uma equipe de saúde da Atenção Básica de referência para executar conjunta,ente as ações. O PSE atua em pilares fundamentais, como a prevenção de doenças e promoção da saúde, atenção à saúde mental, acompanhamento nutricional e incentivo à alimentação saudável, promoção de atividades físicas e redução do sedentarismo e enfrentamento às violência e ao uso de álcool e drogas”, explicou.

O Seminário também apresentou experiências exitosas, como o Circuito da Vida, Unidade de Saúde Andorinhas e Emef Isaura Marques da Silva, Saúde Mental, da Unidade de Saúde Vitória e Emef São Vicente de Paulo, Primeiros Socorros, da Unidade de Saúde Conquista e Cmei Geisla da Cruz Militão, Arte nas Escolas, Unidade de Saúde Ilha das Caieiras e Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha e Pediculose, da Unidade de Saúde Jesus de Nazareth e Cmei Lídia Rocha Feitosa.

 

Fonte : Prefeitura de Vitória