Vports apresenta recorde histórico de movimentação de carga de janeiro a maio
Crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 33%.
A movimentação de cargas na Vports nos primeiros cinco meses do ano superou em 33% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, de janeiro a maio, foram 3,3 milhões de toneladas de produtos movimentados,
entre contêineres, granéis sólidos e carga geral, em mais um recorde para o porto.
Os produtos que tiveram maior incremento na movimentação foram, nesta ordem, automóveis, café, granito, concentrado mineral, carvão e hulha e coque de petróleo.
No segmento de contêineres, o crescimento de janeiro a maio foi de 51% em toneladas e de 60% em número de unidades. Foram 95 mil unidades, representando um volume de 1,38 milhão de toneladas, tendo como destaque o granito e o café.
Já no que diz respeito à carga geral, o crescimento foi de 73%, totalizando 471 mil toneladas movimentadas. Entre os destaques, está o recorde na movimentação de automóveis, com 75.372 unidades chegando pelos portos capixabas ao longo dos cinco primeiros meses do ano, num incremento de 215% em relação ao mesmo período de 2023.
Das 1.084 toneladas referentes a granéis sólidos, um aumento de 23%, com ênfase para ferro gusa, os fertilizantes e os concentrados minerais. Já em relação aos granéis líquidos, 266 mil toneladas de combustível foram movimentadas e a soda cáustica teve um incremento de 14%, totalizando 74 mil toneladas movimentadas.
Para o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, os volumes recordes e o crescimento registrado nos cinco primeiros meses do ano são resultado de um trabalho focado em dar mais dinamismo, eficiência, flexibilidade e estrutura ao porto.
“O Espírito Santo tem vocação portuária, mas era latente a necessidade de investir em modernização e infraestrutura, além de tornar as relações comerciais mais ágeis e personalizadas, permitindo atender com eficiência as demandas dos clientes. E é nisso que temos apostado”, considera.
Segundo ele, desde o início da concessão para a gestão privada, oito novos contratos foram firmados, enquanto a média anterior era de um novo contrato a cada quatro anos.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui