Operação da Guarda de Vitória autua 15 motoristas por recusarem bafômetro durante jogo do Brasil

Operação da Guarda de Vitória autua 15 motoristas por recusarem bafômetro durante jogo do Brasil
Operação Verde-Amarelo: mais de 160 motoristas passam por fiscalização da Guarda de Vitória

Blitz realizada na Praia do Canto abordou 164 condutores e reforçou fiscalização para combater a combinação entre álcool e direção durante a Copa do Mundo.

A Guarda Civil Municipal de Vitória intensificou as ações de fiscalização durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 para coibir a combinação entre consumo de bebida alcoólica e direção. Na noite de quarta-feira (24), uma blitz da Operação Verde-Amarelo resultou na abordagem de 164 motoristas na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto.

Durante a ação, 15 condutores foram autuados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro. Pela legislação de trânsito, a recusa é considerada infração gravíssima e gera multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, o motorista precisa apresentar outro condutor habilitado para retirar o veículo do local da fiscalização. Caso isso não ocorra, o automóvel pode ser removido para o pátio.

A operação também flagrou outras irregularidades. Um motorista dirigia sem possuir CNH, dois estavam com a habilitação vencida e três veículos circulavam com o licenciamento em atraso.

Segundo a Guarda de Vitória, esta foi a terceira edição da Operação Verde-Amarelo, criada para reforçar a segurança viária durante o período da Copa do Mundo. A iniciativa leva em consideração o aumento da circulação de pessoas em bares, restaurantes e outros locais onde os torcedores costumam acompanhar as partidas da Seleção Brasileira.

De acordo com a corporação, o consumo de álcool reduz o tempo de reação dos motoristas e aumenta significativamente o risco de acidentes, motivo pelo qual as fiscalizações são intensificadas em dias de jogos.

As ações também refletem nos indicadores de trânsito da capital. Entre janeiro e maio deste ano, a Guarda Civil Municipal realizou 183 blitze em diferentes regiões da cidade. No mesmo período, Vitória registrou uma redução de 19% no número de mortes no trânsito, resultado atribuído ao reforço da fiscalização e às campanhas de conscientização.

A Guarda reforça que o objetivo das operações é preservar vidas e lembra que, além da atuação dos agentes, o cumprimento das normas de trânsito depende da responsabilidade de cada motorista.