Operação da Guarda de Vitória autua 15 motoristas por recusarem bafômetro durante jogo do Brasil
Blitz realizada na Praia do Canto abordou 164 condutores e reforçou fiscalização para combater a combinação entre álcool e direção durante a Copa do Mundo.
A Guarda Civil Municipal de Vitória intensificou as ações de fiscalização durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 para coibir a combinação entre consumo de bebida alcoólica e direção. Na noite de quarta-feira (24), uma blitz da Operação Verde-Amarelo resultou na abordagem de 164 motoristas na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto.
Durante a ação, 15 condutores foram autuados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro. Pela legislação de trânsito, a recusa é considerada infração gravíssima e gera multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, o motorista precisa apresentar outro condutor habilitado para retirar o veículo do local da fiscalização. Caso isso não ocorra, o automóvel pode ser removido para o pátio.
A operação também flagrou outras irregularidades. Um motorista dirigia sem possuir CNH, dois estavam com a habilitação vencida e três veículos circulavam com o licenciamento em atraso.
Segundo a Guarda de Vitória, esta foi a terceira edição da Operação Verde-Amarelo, criada para reforçar a segurança viária durante o período da Copa do Mundo. A iniciativa leva em consideração o aumento da circulação de pessoas em bares, restaurantes e outros locais onde os torcedores costumam acompanhar as partidas da Seleção Brasileira.
De acordo com a corporação, o consumo de álcool reduz o tempo de reação dos motoristas e aumenta significativamente o risco de acidentes, motivo pelo qual as fiscalizações são intensificadas em dias de jogos.
As ações também refletem nos indicadores de trânsito da capital. Entre janeiro e maio deste ano, a Guarda Civil Municipal realizou 183 blitze em diferentes regiões da cidade. No mesmo período, Vitória registrou uma redução de 19% no número de mortes no trânsito, resultado atribuído ao reforço da fiscalização e às campanhas de conscientização.
A Guarda reforça que o objetivo das operações é preservar vidas e lembra que, além da atuação dos agentes, o cumprimento das normas de trânsito depende da responsabilidade de cada motorista.

Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.

