Alunos aprendem sobre separação de resíduos para serem multiplicadoras
Tornar as crianças multiplicadoras. Esse é um dos objetivos da palestra educativa sobre resíduos sólidos e destinação que a equipe do Centro de Educação de Ambiental Mata Paludosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), vai realizar com estudantes dos 4o anos A e B Matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (Asfa), de Jardim Camburi, na manhã desta quarta-feira (16).
Ao todo, participarão do encontro 52 estudantes que vão conhecer, por meio atividades lúdicas, a destinação correta para cada tipo de resíduo sólido na capital. A palestra faz parte do Projeto “Vitória Cidade Limpa”, cujo trabalho de educação ambiental com estudantes desta faixa de idade na escola será iniciada nesta quarta-feira.
“Assim, com as palestras e outras atividades queremos informar e sensibilizar para que possam descartar corretamente seus resíduos e promover ações que auxiliem o meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
O secretário ainda destacou que “com a separação é possível promover a reutilização, a reciclagem e, ainda, ter um melhor valor agregado ao material a ser reciclado, beneficiando todas as pessoas envolvidas, instituições, ongs e empresas envolvidas nesse processo”.
Crianças aprendem sobre separação de resíduos para serem multiplicadoras
Aula de educação ambiental ensina crianças sobre separação de resíduos para serem multiplicadoras. (ampliar)
O projeto na Emef Asfa foi planejado junto às professoras Patrícia e Jucineire, com a participação da educadora ambiental Osnéia Aparecida Péccoli da Silva, do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa. Além da palestra educativa, outras atividades foram planejadas e serão desenvolvidas até novembro próximo.
Estão prevista atividades como a confecção de pufe com garrafas Pet, visita à associação de catadores Ascamares, feira de troca entre os estudantes e professores, dinâmicas educativas, dentre outras ações.
Período da tarde
Na tarde desta quarta-feira (16), ainda, também serão realizadas atividades na Escola Monteiro. A equipe de educação ambiental vai trabalhar com estudantes dos 4o anos A e B Vespertino, jogos de decomposição de resíduos, também como parte do Projeto “Vitória Cidade Limpa”, iniciado durante o primeiro semestre deste ano.
Mudança de hábitos
Todas as propostas são frutos de uma parceria muito positiva junto ao Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), que tem como objetivo ofertar atividades educativas ambientais teóricas e práticas que somam gradativamente para propiciar da melhor forma a compreensão sobre a importância de preservar o meio ambiente, promover mudanças de condutas em relação a temática dos resíduos sólidos e consumo responsável, tornando possível assim mudanças de hábitos diários.
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui