Audiência Publica é realizada para debater a segurança no Centro de Vitória

Audiência Publica é realizada para debater a segurança no Centro de Vitória

Nesta última quarta-feira, (20), aconteceu uma audiência pública pra debater a questão da segurança no Centro de Vitória. O encontro foi realizado pelo Colegiado das Associações de Moradores e Associações Comerciais da Regional I. Ao longo da reunião foi destacada a importância de políticas públicas voltadas à cultura, educação, lazer, saúde, implantação de equipamentos, como forma de diminuir a violência.

A ação das forças auxiliares do estado, como a Polícia Militar e a guarda municipal, possuem um importante papel para resguardar a segurança de todos e todas. Porém, segurança se faz com ação conjunta. Muitas questões que hoje sobrecarregam as polícias poderiam ser resolvidas por outras entidades.

Foi destacada a importância de políticas urbanas como iluminação de ruas, investimentos no embelezamento do bairro, restauro, melhorias estruturais e todas as políticas que faltam hoje na regional. Nas palavras da vereadora Karla Coser, “Resolver a segurança pública envolve reduzir as desigualdades, porque não há como aceitarmos uma sociedade em que as oportunidades sejam tão diferentes pras pessoas.”

Foi destacado é preciso associar ações de todas as secretarias e instituições, juntamente com o fortalecimento do efetivo policial e valorização das forças de segurança.

Estiveram presentes o Secretário de Estado Alexandre Ramalho, o chefe da PM Coronel Caus, os vereadores Duda Brasil , Camila Valadão Leandro Piquet, o chefe da Guarda Municipal de Vitória, entre outras referências de lideranças comunitárias e do comércio.

O encontro também foi fortalecido com a presença do deputado Sergio Majeski, que deu importantes contribuições na construção de um diálogo democrático sobre o tema. As lideranças comunitárias e comerciantes, falaram sobre o crescente número de arrombamentos na região. Esse encontro reforçou a importância da criação da Frente Parlamentar pela Requalificação do Centro Histórico de Vitória.

A frente parlamentar precisa ser pautada pela Câmara de Vereadores de Vitória e Assembleia Legislativa, como forma de construir um espaço de debate para construir uma cidade compartilhada em prol do bem coletivo.

Texto Amacentro