Grande Vitória terá 70 km de ciclovias interligando cinco cidades

Grande Vitória terá 70 km de ciclovias interligando cinco cidades

Governo do Estado estrutura a Ciclovia da Vida Metropolitana, com projetos previstos até Guarapari

O uso cada vez mais comum da bicicleta como meio de transporte para o trabalho, escola, lazer e atividade física está se refletindo em políticas públicas e infraestrutura. O Governo do Espírito Santo avança na implementação da Ciclovia da Vida Metropolitana, um projeto que prevê interligar cinco municípios da Grande Vitória por meio de uma malha cicloviária de 70 quilômetros.

A iniciativa, segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, tem como ponto de partida a Ciclovia da Vida da Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, que se consolidou como um marco de integração cicloviária.

“Se não fosse pela ciclovia na ponte, não seria possível discutir a interligação das ciclovias já existentes e das que estão sendo planejadas”, afirmou o secretário.

Trechos previstos e conexões regionais

Entre os novos trechos em desenvolvimento, está a continuação da ciclovia da Ponta da Fruta até Guarapari, passando por comunidades litorâneas e áreas de preservação. A obra, que deve ser licitada ainda em 2025, terá cerca de 15 km de extensão, com duas passarelas sobre a Rodovia do Sol.

O trajeto vai do km 26, na altura da Praia d’Ulé, até Setiba, no km 41. A ciclovia ficará ora à esquerda, ora à direita da rodovia, com mudanças de margem previstas nas passagens pela comunidade e pelo Parque Estadual Paulo César Vinha.

Já no trecho urbano de Vila Velha a Cariacica, está prevista uma ciclovia integrada ao projeto do BRT na avenida Carlos Lindenberg, com conexão até o Terminal de Jardim América, por meio da Segunda Ponte, que terá uma estrutura suspensa.

Outros trajetos planejados incluem:

  • Serra a Vila Velha, passando por Carapina, Rodovia das Paneleiras, Adalberto Simão Nader, Camburi e Terceira Ponte;

  • Vitória a Terceira Ponte, por vias como Fernando Ferrari, Leitão da Silva e Nossa Senhora dos Navegantes.

Uso das bikes cresce como meio de transporte

O aumento no número de ciclistas não se restringe ao lazer. De acordo com o governo, a Ciclovia da Vida, que no início era mais usada nos fins de semana, hoje registra movimento semelhante nos dias úteis, com ciclistas indo ao trabalho ou à escola.

Essa mudança de perfil também é percebida nos sistemas de bicicletas compartilhadas, operados pela Serttel nas duas maiores cidades da Região Metropolitana:

Dados dos sistemas de bikes (até março/abril de 2025)

BikES (Vila Velha)

  • 18 estações adultas

  • 3 estações família

  • 210 bicicletas adultas

  • 18 infantis

  • 316.446 viagens

Bike Vitória

  • 35 estações adultas

  • 3 infantis

  • 210 bicicletas adultas

  • 40 infantis

  • 2.062.462 viagens

Mudança de hábitos

Para o professor de dança Vinicius Silva de Santana, de 33 anos, o uso da bike começou como lazer e hoje é parte do seu treino e deslocamento diário. “Prefiro pedalar ao ar livre. Além de treinar, aproveito paisagens belíssimas, como o manguezal de Santo Antônio ou a orla de Cariacica”, conta.

Mobilidade sustentável em pauta

Com o avanço da Ciclovia da Vida Metropolitana, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a mobilidade ativa e sustentável, promovendo a integração entre municípios, o incentivo ao transporte não motorizado e a melhoria na qualidade de vida da população capixaba.