TendaLab: Festival começa nesta sexta-feira (16) com apoio da Secretaria de Cultura de Vitória

Pluralidade, mistura de gêneros musicais e valorização da música brasileira. Esses são alguns dos objetivos do 8º Festival TendaLab, que será realizado na próxima sexta-feira (16) e no sábado (17), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc). O evento ocorre no estacionamento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras.

O evento, que é gratuito, reúne em sua programação grandes nomes da música brasileira e regional. Entre eles estão: Leci Brandão, Simone, Gaby Amarantos, Mukeka Di Rato e Budah.

“O TendaLab é um festival de fomento da música brasileira. A proposta é sempre reunir artistas de diversas gerações, promovendo um intercâmbio de gêneros e atrações musicais de várias partes do Brasil com o público do Espírito Santo”, declarou a idealizadora, curadora e produtora do evento, Lucia Caus.

Mistura

Não serão só os ritmos que estarão “juntos e misturados” na 8ª edição do Festival TendaLab. As atrações também reúnem diferentes gerações, percorrendo repertórios tradicionais da década de 80 até seleções de grandes sucessos da atualidade.

O público, que terá acesso ao espaço a partir das 19 horas, nos dois dias, poderá conferir de tudo um pouco. Pop, rock, MPB, carimbó, samba e pagodão baiano animarão a plateia presente no local.

Sexta-feira (16)

Budah

A compositora, cantora e rapper capixaba Budah abre o festival a partir das 21h30.

Dona de letras marcantes e envolventes, que costumam abordar temas de romance e situações rotineiras sempre carregadas de referências em R&B, a artista é a front feminina que compõe a nova temporada de shows do coletivo Poesia Acústica, além de ter sido convidada para participar do projeto internacional “Colors”.

Jahzz

A mistura experimental do jazz e do reggae deu origem ao projeto Jahzz, segunda atração da noite. O movimento surgiu no Espírito Santo criado pelo cantor, compositor e percussionista Jahfa e pelo músico e produtor musical Gabriel Ruy.

As ricas descobertas sonoras provenientes da mistura dos dois ritmos deram origem a um estilo musical diferenciado que rendeu parcerias importantes como com os cantores Ney Matogrosso e Xande Pilares.

DJ Úrsula

Terceira a se apresentar, a DJ Úrsula Pussynail é famosa por comandar pick-ups de diversos espaços da Grande Vitória. No seu trabalho constrói sets que contam uma história através da mixagem. Na pista, a artista mistura pop internacional e nacional de todas as eras à nova MPB e o funk.

Leci Brandão

Quem também marca presença no Festival TendaLab é a dama do samba Leci Brandão. Com mais de 40 anos de carreira, nascida em Madureira, e criada em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira.

Mukeka di Rato

Mukeka di Rato com todo o seu rock encerra a primeira noite de programação. Criada no início dos anos 90, na cidade de Vila Velha, a banda é referência do estilo underground. Para o TendaLab o grupo promete apresentar as “pauleiras sonoras” do mais novo trabalho: Boiada Suicida.

Sábado (17)

Simone

Simone chega à Vitória para celebrar seus 50 anos de carreira e abre o segundo dia de festival com o show “Tô voltando”, que percorre sua trajetória como uma das maiores intérpretes da música nacional.

Com direção musical de Pupillo e direção geral de Marcus Preto, o espetáculo reúne inúmeros clássicos da música brasileira imortalizados na voz da cantora. Entre os hits que o público vai poder ouvir e cantar além de “Tô Voltando” estão “Jura Secreta” e “Começar de Novo”.

DJ Jamboo

Nos intervalos entre as apresentações é a DJ Jamboo que será responsável por manter o público animado. Nas pick-ups há seis anos, entrega sets repletos de brasilidades, com especial atenção à música produzida no Norte e no Nordeste do Brasil.

Gaby Amarantos

Grande promessa do Festival, Gaby Amarantos, que também é apresentadora e atriz, traz para a capital  a “#PURAKÊTOUR”, em que convida o público para viver um pouco da sensação de estar na Amazônia. Além das canções do álbum, ela canta vários sucessos como “Ex Mai Love” e “Xirley”.

ÀTTØØXXÁ

Com um groove ancestral, que tem por objetivo integrar o mundo à Bahia e colocar a Bahia no mundo, o grupo ÀTTØØXXÁ, criado em 2015, surgiu para elevar o “Pagodão”, ritmo proveniente de Salvador, ao status de música Pop.

Acessibilidade

Todas as apresentações musicais do 8º Festival TendaLab contarão com acessibilidade em Libras. O evento garantirá também, espaço reservado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Além de apoio da Prefeitura de Vitória, o Festival TendaLab, realizado da Galpão Produções e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), conta com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e apoio da Ufes.

Confira a programação na íntegra

Sexta-feira (16)

(Apresentações a partir das 21h30)

Budah

Jahzz

DJ Úrsula

Leci Brandão

Mukeka Di Rato

Sábado (17)

(Apresentações a partir das 22 horas)

Simone

DJ Jamboo

Gaby Amarantos

ÀTTOOXXÁ

Serviço
8º Festival TendaLab
Quando: 16 e 17 de junho
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Avenida Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES
 
Fonte: PMV