Projeto envolve crianças de Cmei no bairro São José com diversão e aprendizado
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Georgina da Trindade Faria, que fica no bairro São José, as atividades desenvolvidas a partir do projeto institucional vem encantando crianças e famílias, promovendo aprendizado por meio de experiências lúdicas e criativas. Batizado de “No mundo da imaginação, a gente aprende de Montão!”, o projeto tem como propósito explorar o universo infantil de forma envolvente e prazerosa.
Essa proposta pedagógica consiste em oportunizar, por meio da literatura infantil, músicas, jogos e brincadeiras, vivências e descobertas às crianças. A ideia central é que os pequenos se apropriem de novos conhecimentos e descobertas de forma prazerosa, rica e envolvente. Vale ressaltar que a metodologia abraça também a participação ativa dos familiares dos pequenos, fortalecendo os laços entre eles no processo de formação das crianças.
Recentemente foi realizada a 4ª edição das oficinas, que contou mais uma vez com a presença entusiasmada dos pais, que se juntaram aos seus pequenos com muita alegria. O projeto abrange crianças desde o grupo 1 até o grupo 6, incluindo as turmas de Jornada Ampliada, nos turnos matutino e vespertino. Essa abrangência visa garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de participar e aproveitar os benefícios do projeto.
“A família possui um papel muito importante no desenvolvimento da criança, e quando a criança se vê realizando uma atividade junto com a mesma, ela se sente valorizada, motivada e feliz no espaço em que passa parte de seu dia. A equipe escolar acredita que tal ação estreita os laços entre família e escola, sendo um momento rico cheio de aprendizagem e motivação para as crianças”, destaca o diretor da unidade de ensino, Ananias Junior.
Dentro da sala de aula, o projeto se desenrola de forma orgânica, incentivando a experimentação e a investigação. As atividades são planejadas para garantir o envolvimento de todas as crianças, promovendo a imaginação e novas descobertas, enquanto valoriza o conhecimento individual de cada pequeno.
A importância de tais ações vai além do desenvolvimento acadêmico, uma vez que a iniciativa proporciona de forma efetiva o fortalecimento dos laços entre escola e família, reconhecendo o papel vital que ambas desempenham no crescimento e na formação das crianças.
“A oficina com as famílias é de grande valia, uma vez que tem um número bem expressivo de aceitação entre os pais, além de ser um momento muito esperado por todos. É o momento em que a criança junto com a família usa sua imaginação para elaboração de uma atividade, explorando sua criatividade”, pontuou o diretor da unidade de ensino.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui